10 de dez. de 2015

Documentário sobre Observatório Magnético de Vassouras participa de Festival Internacional de Cinema de Arquivo


(Target) O documentário "Observatório Magnético de Vassouras: há 100 anos medindo o campo magnético da Terra", produzido para marcar o centenário desta importante unidade do Observatório Nacional, foi escolhido para participar do Festival Internacional de Cinema de Arquivo – REcine, que ocorrerá na Cinemateca do MAM nos dias 15 a 17 de dezembro, uma das maiores referências de festivais do país, que trabalha com filmes que utilizam imagens de acervo, mapas e que façam resgate de memórias de pessoas, instituições e cidades.

A jornalista Marcella Tovar, produtora responsável pelo documentário, passou seis meses indo a Vassouras, na região do Vale do Café do Rio de Janeiro, e destaca que o desconhecimento de moradores da região sobre a existência do Observatório acabou norteando a roteirização do filme. “Ao começar a pesquisa, descobrimos que na cidade de Vassouras poucas pessoas conheciam o Observatório Magnético e sabiam da importância dele para o país e para o mundo. Esta questão, muito ressaltada por professores das escolas da região, acabou nos ajudando a conduzir o trabalho”, diz.

O grande idealizador do Observatório Magnético de Vassouras foi o engenheiro e astrônomo Henrique Charles Morize, em parceria com o astrônomo Alix Correa Lemos, visando à implementação de um programa de observações magnéticas contínuas. O terreno foi adquirido em 1912 e em 1914 iniciou-se a instalação do observatório. O primeiro dado magnético foi obtido no dia 1º de janeiro de 1915. Desde então, o Observatório Magnético de Vassouras – o segundo observatório da América do Sul – gera dados diariamente, sem interrupção, sobre o campo magnético terrestre.

Hoje, o OMV faz parte da rede global de observatórios INTERMAGNET, que define os padrões de qualidade e orienta sobre instrumentação e aquisição de dados. Os resultados obtidos desde o início de seu funcionamento e a pesquisa produzida no OMV colocam o Observatório Nacional em posição de destaque no cenário científico mundial.

O Observatório Magnético de Vassouras está localizado na região da anomalia magnética do Atlântico Sul, que é onde o campo magnético da Terra é mais fraco em todo o globo. “Há 400 anos essa anomalia estava na África e hoje se encontra no Brasil, diminuindo a sua intensidade. Hoje em dia os cientistas estudam essa regressão e o Observatório Magnético de Vassouras tem contribuído com essas pesquisas mundiais”, revela Katia Pinheiro, coordenadora dos Observatórios Magnéticos do Observatório Nacional.

O OMV integra também a Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira (RGFB), que reúne mais de 630 estações gravimétricas de alta precisão referidas ao gravímetro absoluto instalado em Vassouras. Implantada em 1978, sob o planejamento e coordenação do ON, a RGFB provê apoio inestimável às indústrias de mineração e de prospecção de hidrocarbonetos, aos laboratórios metrológicos e a comunidade de geociências e física.

O RECINE
O Recine está em sua 14ª edição e foi criado tornar divulgar películas raras oriundas de cinematecas e arquivos de filmes mais acessíveis ao público em geral. Como parte das ações do REcine, o festival promove uma Mostra Competitiva constituída de filmes documentários, ficcionais e experimentais feitos em boa parte de material de arquivos. Os filmes selecionados são avaliados pelo júri oficial e pelo júri popular e os vencedores são anunciados na noite de encerramento do festival. Os filmes concorrem nas seguintes categorias:

• Melhor filme de curta metragem, segundo o júri popular
• Melhor filme de curta metragem
• Melhor direção de curta-metragem
• Melhor roteiro
• Melhor edição de imagem/som
• Melhor pesquisa
• Melhor utilização de material de arquivo

Serviço
Observatório Magnético de Vassouras: há 100 anos medindo o campo magnético da Terra
Festival Internacional de Cinema de Arquivo – REcine
Cinemateca do MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
Exibição: 17 de dezembro, às 16h30
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente