8 de dez. de 2015

Alunos que descobriram asteroides recebem certificado internacional

Campos, RJ, se destacou em programa americano de astronomia. Entrega contou com videoconferência na Secretaria de Educação.



(G1) Os alunos e professores de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que descobriram 150 asteroides através da Campanha Internacional de Busca Astronômica 2015, receberam os certificados da companhia americana, nesta quarta-feira (2).

A solenidade, com a participação das escolas municipal e estadual, o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).

Por meio de videoconferência, o coordenador mundial da campanha, Patrick Miller, parabenizou o empenho na campanha que teve o melhor resultado já registrado, com números recordes de asteroides confirmados. Dos 171 asteroides confirmados, 150 foram descobertos em Campos. Este ano, a campanha mobilizou 500 escolas em 80 países.

Inspirado pela campanha internacional, um dos alunos que receberam o certificado, Lucas Campista, 14 anos, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Olavo Alves Saldanha, em Boa Vista, escreveu dois poemas: “Campos dos Goytacazes” e “O mistério do espaço”. As poesias foram declamadas por ele durante o evento, retratando a posição de destaque que a cidade ganhou com a participação.
A campanha foi proposta pelo programa International Astronomical Search Collaboration (Iasc), com sede nos Estados Unidos, e coordenada pelo Clube de Astronomia de Campos. As escolas municipais começaram a participar da campanha em 2014, a partir de uma parceria firmada entre a Smece e o Clube. De acordo com a coordenadora de Ciência Fundamental 2 na Secretaria, Carla Sales, a oportunidade é excelente para revelar talentos. “Estamos muito felizes porque os alunos souberam aproveitar a oportunidade”, declara.

A campanha é realizada a partir da capacitação dos professores, que orientam os alunos de como identificar os corpos celestes em todas as categorias, através de pacotes aleatórios enviados às unidades, para observação através de um programa de computador.

Escolas Municipais
Participaram as Escolas Municipais Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), Centro; Cláudia Almeida Pinto Oliveira, Farol de São Tomé (grupos A e B); Centro Educacional 29 de Maio, Pecuária; Maria Antonia Pessanha Trindade, Dores de Macabu; José do Patrocínio, Penha; Eloy Ornelas, Vila Nova; Doutor Alcindo de Moraes Bessa, Turfe (Grupos A e B); Olavo Alves Saldanha Filho, Boa Vista; Lulo Ferreira de Araújo, Morro do Coco; Amaro Prata Tavares, Centro; Santa Terezinha, Baixa Grande; Getúlio Vargas, Tocos; Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos, Donana; Frederico Paes Barbosa, Parque Novo Mundo; Santa Maria, no distrito; e Nossa Senhora da Conceição, em Travessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente