9 de dez. de 2015

Astronauta britânico correrá maratona de Londres no espaço

Tim Peake participará da Maratona de Londres na estação espacial. Ele correrá 42 km em uma esteira com um sistema especial para não flutuar.


(France Presse/G1) O astronauta britânico Tim Peake disse nesta sexta-feira (4) que vai participar da Maratona de Londres: nada de anormal, exceto pelo fato de que ele estará no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

"Assim que me deram a missão de ir à ISS, pensei que seria genial correr a maratona de Londres embarcado. Trata-se de um evento mundial, então vamos ampliar um pouco mais essa fronteira", disse o ex-piloto de testes de helicóptero, de 43 anos.

Tim Peake decolará rumo à ISS em 15 de dezembro do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo de uma nave Soyuz russa para uma missão de seis meses. É o segundo britânico no espaço desde Helen Sharman, em 1991.

Correr a maratona permitirá a ele, além de tudo, lutar contra os efeitos negativos da gravidade zero nos músculos e nos ossos, contra os quais o melhor remédio é o exercício.

A astronauta norte-americana Sunita Williams já correu uma maratona na ISS, a de Boston, em 2007, com um tempo de 4 horas e 24 minutos.

Tim Peake vai percorrer os 42.195 quilômetros ao mesmo tempo que os outros 37.000 participantes em terra firme, às 10h (de Londres) do dia 24 de abril.

Dado que este ano a maratona de Londres oferece a oportunidade de percorrer a distância numa esteira com um programa virtual que mergulha o corredor no percurso, Tim Peake se sentirá em casa: "vou me ver correndo pelas ruas de Londres enquanto orbito pela Terra a uma velocidade de 27.000 km/h," disse em comunicado.

Peake concluiu a maratona em 1999 com um tempo excelente, 3 horas 18 minutos e 50 segundos. "Não acredito que possa superar essa marca a bordo da ISS. O sistema arnês é uma grande limitação. Se eu não estivesse pregado à esteira, flutuaria, e por isso terei que usar uma espécie de mochila que, ao final de 40 minutos, começa a ser incômoda", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente