9 de dez. de 2015

Planetário recebeu mais de 14 mil visitantes


(Notícias do Acre) O Dia da Astronomia é comemorado em 2 de dezembro, e neste ano a educação acreana teve uma experiência diferenciada com essa ciência, devido a parceria do governo do Estado com o Planetário Sesc e Grupo de Astronomia Gama Hydra, que oportunizou aprendizagem da “lei das estrelas” (origem grega do estudo) para mais de 14 mil visitantes.

Sucesso na feira Viver Ciência, a programação do planetário foi estendida por mais três semanas, por meio da instalação da mostra no Centro de Referência em Inovações para a Educação (Crie).

Aberta para visitação de toda sociedade, o público dominante foi de escolas, que agendavam turmas de até 40 alunos para ampliar os conhecimentos sobre corpos celestes.

O circuito pedagógico era definido de acordo com a faixa etária, sendo direcionado para oficina os adolescentes, que conheciam o zodíaco e recursos multimídias, como aplicativos. Já os mais novos faziam pinturas e conheciam lendas.

“Por que o céu é azul?” foi a pergunta mais frequente, conta o instrutor Willian Medeiros. O auge é a projeção no domo, “porque é onde reconhecem estrelas, localizam galáxias”, explica. Mas tinha ainda exposição de telescópios, colecionáveis das estações espaciais e banners com conceitos sobre formação de estrelas e criação do universo, por exemplo.

“Aprendi que a ciência é bem legal”, diz a aluna do 5º Ano do Colégio de Aplicação, Luiza Vitória Souza. “É muito interessante, porque a gente se sente no céu”, define o colega de turma Gabriel Henrique Santos.

A professora Kelly Amaral do Colégio de Aplicação ressalta: “É uma forma de ampliar os conhecimentos, e agora eles vão perceber o mundo de forma diferente”.

A astronomia é a mais antiga entre as ciências, pois desde os primórdios o ser humano observava o céu. A data é comemorada no mesmo dia do aniversário do imperador do Brasil Pedro II, um astrônomo amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente