21 de dez. de 2015

Carl Sagan

Em 20 de dezembro de 1996, morreu o astrônomo e escritor Carl Sagan


(Opinião e Notícia) Nascido em 9 de novembro de 1934, em Nova York, o astrônomo e escritor Carl Edward Sagan dedicou a vida à pesquisa e à divulgação da ciência. Escritor destacado com mais de 20 livros publicados, ele ganhou o Pulitzer de Literatura em 1978 com a obra “Os Dragões do Éden.

O seu best-seller, Cosmos, o livro de divulgação científica mais vendido de todos os tempos, foi adaptado para um seriado na TV e assistido por aproximadamente meio bilhão de pessoas em 60 países. Sagan ganhou o prêmio Emmy pela série.

Sagan tinha uma capacidade de se expressar de forma simples e precisa, o que tornava suas explicações de sobre assuntos científicos extremamente didática, de fácil compreendimento, o que o tornou famoso junto ao público leigo.

Nos anos 1950, ele se tornou colaborador da Nasa, trabalhou com astronautas do projeto Apolo, chefiou missões não tripuladas para fora do sistema solar, realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e a formação da Terra, e participou das missões Voyager e Galileu.

Carl Sagan morreu aos 62 anos, em 20 de dezembro de 1996, por conta de um câncer raro e grave na medula óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente