14 de jan. de 2016

Campinas sedia exposição 'Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big Bang'

Mostra ficará em cartaz até 28 de fevereiro, no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas; Com entrada gratuita

(Maxpressnet)  O Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas recebe até 28 de fevereiro (domingo), a exposição “Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big Bang”. A mostra é realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e do Catavento Cultural e Educacional – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Com curadoria de Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), a itinerância leva o visitante a explorar o Universo em uma viagem pela história da Terra, como a conhecemos, ao Big Bang, por meio de 20 painéis fotográficos. Os materiais reúnem o conteúdo científico e a beleza dos fenômenos naturais, em referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.

Inicialmente, a mostra foi produzida para comemorar o Ano Internacional da Astronomia e, posteriormente, tornou-se itinerante para atender a demanda existente nos espaços coletivos por maior contato com experiências que enriqueçam a percepção do público.

Gratuita, a visitação acontece de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos domingos das 14h às 17h30. O Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas está localizado à Av. Heitor Penteado, s/n°. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3252-2598 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Catavento Cultural e Educacional
O Catavento Cultural e Educacional está localizado no Palácio das Indústrias - Parque Dom Pedro II, no Centro de São Paulo. O principal objetivo do Catavento é apresentar à população infantil, juvenil e, também, aos adultos, conhecimentos científicos e culturais, aprimorando o desenvolvimento sociocultural da população. A missão do Catavento é implantar, no centro de São Paulo, um espaço lúdico, social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais, que contribuam para o desenvolvimento da infância e da juventude, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência. Para saber mais acesse: www.cataventocultural.org.br.

Serviço:
Exposição "Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang" em Campinas
Período: até dia 28/2/2016
Local: Planetário de Campinas | Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (Av. Dr. Heitor Penteado, s\n, portal 5 ou 7 – Parque Portugal (Lago do Taquaral)
Horário: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos domingos das 14h às 17h30
Informações: (19) 3252-2598
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente