15 de jan. de 2016

Cidade da Criança faz parceria com Clube de Astronomia para programa da Nasa

O programa tem por o objetivo despertar na criança o interesse pela ciência espacial, e no futuro, formar novas gerações de cientistas para a humanidade


(Campos 24 Horas) “Missão X – treinar como um astronauta”. Este é o programa da Nasa (sigla em inglês para Agência da “Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) e que no Brasil será desenvolvido em Campos, na Cidade da Criança Zilda Arns. O programa tem por o objetivo despertar na criança o interesse pela ciência espacial, e no futuro, formar novas gerações de cientistas para a humanidade, e no Brasil ficará sediado em Campos, graças a uma parceria entre a Codemca (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos) e o Clube de Astronomia Louis Cruls.

Os termos da parceria foram definidos no fim da tarde e início de noite desta segunda-feira (11) durante reunião entre o presidente da Codemca, Wainer Teixeira, e o coordenador Geral do Clube de Astronomia, professor Marcelo Oliveira Sousa. Marcelo Oliveira explica que o “Missão X – treinar como um astronauta” é desenvolvido em 12 países com apoio da Nasa, e que será implementado pela primeira vez no Brasil.

Ao final da reunião, Marcelo informou que, após visitar as instalações da Cidade da Criança, ficou impressionado com o arranjo das instalações “porque existem poucos lugares no mundo que congregam instalações para promover o lazer e o conhecimento, específicos para crianças”, observou o presidente do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira.

– O ambiente dessas geodésicas é apropriado para que a criança tenha contato com objetos que dão a ela noção do universo. Recebemos kits de materiais demonstrativos dos astros da nossa galáxia, como do Projeto da instituição internacional de astronomia UNAWE, e estaremos doando esses kits para as atividades na Cidade da Criança -, disse o cientista.

Wainer destacou a importância da parceria e disse que, para viabilizá-la, será necessário acatar sugestões, como a instalação de outra tela de led numa das geodésicas. A tela especial vai proporcionar que as crianças participem de videoconferência com astronautas em terra e até mesmo em missão no espaço.

– Temos recebido orientação da Prefeita Rosinha Garotinho que toda proposta de parceria, que traga benefícios para a população e que seja dentro da legalidade, que seja bem-vinda. Como as geodésicas foram construídas com o propósito de despertar o interesse nas crianças para o conhecimento, estamos fechando essa parceria, de forma que a Cidade da Criança abra espaço para o Clube de Astronomia agregar objetos que serão integrados aos equipamentos de experimentos científicos, adquiridos pela Codemca, e que serão montados pelos técnicos da PUC de Campinas. Desta forma, estaremos proporcionando conhecimento para as crianças, através de atividades lúdicas. Certamente que estaremos despertando vocações de crianças que, no futuro, serão cientistas para o bem da humanidade -, concluiu Wainer Teixeira, presidente da Codemca, que administra o Parque Cidade da Criança Zilda Arns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente