21 de jan. de 2016

Fundadora de colégio em São José dos Campos quebra paradigmas educacionais

Fundadora de colégio em São José dos Campos quebra paradigmas educacionais para descobrir e potencializar jovens prodígios

(R7) O “fazer” é um dom. Mais do que conhecimentos teóricos, técnicos e científicos, a habilidade de realizar grandes feitos é o que leva ao sucesso. Se combinado à vontade de compartilhar conhecimento, os resultados podem ser surpreendentes. “Acredito que o potencial máximo das pessoas só é alcançado quando elas se sentem prontas para dividir o que sabem com outros. Esse é o conceito dos multiplicadores do saber”, ressalta Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen (IAL) – www.alphalumen.org.br –, escola de São José dos Campos (SP) especializada em descobrir e potencializar jovens talentos.

Física, astrônoma e educadora, Nuricel trabalha há quase 40 anos na área de educação e já atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora em grandes escolas particulares, como do grupo Objetivo, auxiliando estudantes de altas habilidades e superdotação. Nesse período, integrou equipes docentes em escolas de ensino regular, montou cursos preparatórios para Olimpíadas Científicas, vestibulares nacionais e internacionais, além de fundar, em 2006, a ONG Escola Aberta de Astronomia, Ciências Espaciais e Transdisciplinaridade (EAACET), voltada à divulgação das ciências nas escolas públicas do estado de São Paulo.

“Durante os trabalhos desenvolvidos ao longo desses anos, observei um grande número de alunos portadores de altas habilidades que não tinham o suporte ou as oportunidades necessárias para seu desenvolvimento. Foi preciso pensar em uma estrutura adequada para recebê-los, com um trabalho que pudesse ser replicado também dentro das escolas, focado na melhoria da qualidade de ensino de um modo geral”, afirma a educadora. A Alpha Lumen foi aberta oficialmente em 2010, como uma consultoria educacional sustentada por uma equipe de profissionais de excelência para ampliar os projetos junto às escolas públicas e privadas.

Em 2013, foi fundado o Instituto Alpha Lumen, que herdou todas as atividades educacionais e sociais da Escola Aberta. A metodologia de ensino desenvolvida por Nuricel já possibilitou o ingresso de muitos jovens do Vale do Paraíba em instituições como ITA, USP, UNESP, UNIFESP, IME e UNICAMP, além das internacionais Stanford, Harvard, MIT, Hamshire College e Universidade Estatal de Belgorod (Rússia), entre outras. Se tais níveis de sucesso parecem tão diferentes para quem vê de fora, não são nada além de naturais para a filosofia de gestão conjunta do trabalho intelectual implementada por Nuricel.

“Reconhecer as competências individuais é válido para que, em um futuro próximo, os alunos estejam plenamente preparados para os desafios do mundo. Se hoje muitas escolas dirigem seus esforços apenas para que os estudantes tirem notas boas e passem de ano, o meu desafio é mudar esses paradigmas, sem distinção entre o que é a realidade e o que está sendo ensinado na sala de aula”, finaliza Nuricel.

Para mais informações, acesse: www.alphalumen.org.br

Sobre o Instituto Alpha Lumen (IAL):
O Instituto Alpha Lumen (IAL) – www.alphalumen.org.br – é uma organização baseada em São José dos Campos (SP) que propõe um modelo adaptativo de aprendizado, e aposta na ruptura com os métodos tradicionais para estabelecer uma conexão entre diversos campos de estudo. Com cerca de 150 inscritos para 2015, além do ensino regular para o fundamental e médio, a instituição conta com projetos desenvolvidos pelos alunos, mentores e professores como os de Técnicas de Cinema, Programação de Computadores e Robótica, e um portfólio de estudantes aceitos em Harvard, Stanford, Princeton, MIT e na Saint Petersburg University (Rússia), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente