20 de jan. de 2016

Stephen Hawking: para sobreviver, homem terá que deixar a Terra

Físico diz que progresso tecnológico criará 'novas formas de as coisas darem errado'


(O Globo) Em palestra recente dada por Stephen Hawking no Reino Unido à convite da rede "BBC", o físico britânico afirmou que é "quase certo" que a Humanidade não terá outra saída senão abandonar a Terra e colonizar outros planetas, se quiser sobreviver. Ele destacou que o ser humano corre o risco de enfrentar uma série de perigos criados por ele mesmo, como guerra nuclear, aquecimento global e vírus desenvolvidos por engenharia genética. O cientista foi taxativo ao dizer que o progresso na ciência e na tecnologia criará "novas formas de as coisas darem errado".

Hawking é o convidado deste ano para proferir as Reith Lectures, da emissora britânica "BBC". Desde 1948, a rede convida pessoas de projeção pública para uma série anual de palestras transmitidas pela "BBC Radio 4".

Em suas falas, o físico explora a pesquisa que realiza sobre buracos negros. No entanto, ele fez o alerta sobre o futuro da Humanidade em resposta a uma pergunta do público.

— Apesar de a possibilidade de um desastre no planeta Terra em um determinado ano poder ser bem baixa, isto vai se acumulando com o tempo, e se transforma em quase uma certeza para os próximos mil ou dez mil anos — disse Hawking. — Até lá já deveremos ter nos espalhado pelo espaço e para outras estrelas, então um desastre na Terra não significaria o fim da espécie humana.

Segundo o cientista, é preciso cuidar para que os males causados pelo homem não sejam tão acelerado. Se eles vierem antes do tempo, a Humanidade pode não estar preparada para deixar o planeta.

— Não vamos conseguir estabelecer colônias autossustentáveis no espaço nos próximos séculos, então temos que ser muito cuidadosos neste período — afirmou Hawking.

Em ocasiões anteriores, Hawking destacou o risco potencial de a inteligência artificial se tornar uma séria ameaça para a espécie humana. Mas o físico insiste que a Humanidade sempre encontrará formas de lidar com problemas que surgirem.

— Não vamos parar de progredir, ou reverter (o progresso), então temos que reconhecer o perigo e controlá-lo. Sou otimista e acredito que conseguiremos.

Quando perguntado sobre qual conselho daria para jovens cientistas, Hawking afirmou ser importante que eles mantenham seu senso de deslumbramento com "nosso vasto e complexo Universo".

— Do meu ponto de vista, tem sido uma época gloriosa para estar vivo e pesquisando na área de física teórica. Não há nada como aquele momento Eureka, da descoberta de algo que ninguém sabia antes — disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente