8 de jan. de 2016

Lua, planetas e estrelas formarão configuração a partir da madrugada de sexta-feira (08)

(Target) Antes do amanhecer de sexta-feira, dia 8 de janeiro, quem olhar para o céu a leste vai ver a Lua quase Nova nascendo alinhada com os planetas brilhantes Vênus e Saturno, que estarão bem próximos no céu. Para completar a configuração, já estará totalmente no céu, também a leste, a constelação de Escorpião, cujo desenho é completamente visível a olho nu, mesmo nas grandes cidades.

Em torno das 5h30 (horário de Brasília), essa configuração já estará fácil de visualizar: "basta olhar na direção onde o Sol vai nascer", orienta a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

"Na madrugada de sábado, às 2 horas, Vênus e Saturno estarão em conjunção em ascensão reta com uma distância angular aparente de apenas 0,09o, o que significa que estarão muito próximos", informa Josina.

Durante o mês de janeiro, quatro planetas são visíveis a olho nu no céu: Júpiter, que está nascendo após as 21h; Marte, que nasce em torno de meia-noite; Vênus e Saturno, nascendo em torno das 3 da manhã.

Para saber os próximos fenômenos que serão visíveis neste ano, o horário de nascer e ocaso do Sol, Lua e planetas, e outros dados astronômicos, verifique o Anuário do Observatório Nacional 2016, disponível no link http://www.on.br/coaa/conteudo/anuario/anuario2016.html/. Para saber os horários de nascer e ocaso para outras cidades que não constam do Anuário, solicite para anuario@on.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente