22 de jan de 2016

Moradora de Cuiabá fotografa objeto luminoso no céu: 'Sinal de Deus'

Registro foi feito entre 22h15 e 22h38 desta 4ª no Bairro Morada do Ouro. Para doutora em astronomia, ponto brilhante pode ser sonda internacional.


(G1) Uma moradora do Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, fotografou um objeto luminoso no céu na noite desta quarta-feira (20). Sandra Abreu Duarte disse ter se sentado no quintal da casa para ver a lua, que, segundo ela, estava bonita, quando avistou um ponto de luz que se movia.

Primeiro, vi uma luz forte e fiquei surpresa. Corri para pegar o celular e comecei a tirar algumas fotos. O ponto no céu começou a se mexer e depois foi sumindo aos poucos. Para mim, é um sinal de Deus”, avaliou.

Os registros foram feitos entre 22h15 e 22h38. Os horários e a localização podem dar indícios sobre essa luz que ela viu.

Segundo a doutora em astronomia Telma Cenira Couto da Silva, a luz representa uma construção humana. “Existem cerca de mil objetos espaciais artificiais orbitando a Terra. Tenho certeza que esse é um desses objetos. Dependendo da iluminação da cena, podemos ver um tipo de imagem diferente”, explicou.

O Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe) de São José dos Campos (SP), informou que o satélite nacional SCD1 passou pela região por volta de 22h40, segundo ela.

Telma avaliou que o objeto é, provavelmente, uma sonda espacial internacional. “Do jeito que as luzes se apresentaram se parece muito com os braços de uma sonda. Essas luzes que se movem pelo céu remetem ao movimento desses braços. Já o ponto claro fixo, por exemplo, é muito provável que seja o centro do equipamento”, argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente