5 de jan. de 2016

Sabina promove minicurso gratuito de reconhecimento do céu

Inscrições devem ser feitas por e-mail a partir do dia 6 de janeiro, para participar é preciso ter 16 anos ou mais


(ABC do ABC) Que tal aproveitar as férias de janeiro para conhecer um pouco mais sobre astronomia? O Planetário e Teatro Digital de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, vai promover um minicurso gratuito de reconhecimento do céu, com aulas nos dias 23 e 30 de janeiro. As inscrições poderão ser feitas por e-mail de 6 a 20 de janeiro. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por meio do endereço eletrônico sabina@santoandre.sp.gov.br.

Segundo o coordenador científico do Planetário, Daniel Soler, o curso tem como objetivo apresentar para os iniciantes conceitos básicos sobre os principais elementos da esfera celeste, como os polos norte e sul celestes, o equador celeste ou o plano da órbita da Terra em torno do Sol, bem como indicar quais são os principais astros visíveis a olho nu e como localizá-los no céu. As aulas acontecem em dois sábados, das 9 horas às 11h na sala de projeções do Planetário.

Para participar é preciso ter acima de 16 anos. Estão disponíveis 120 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada das fichas de inscrições.

OBSERVAÇÃO NOTURNA – Também é preciso fazer inscrições antecipadas para participar da primeira observação noturna do céu de 2016, que acontecerá no sábado, 16 de janeiro, às 20 horas. A atividade acontece na área externa da Sabina, no Núcleo de Observação do Céu (NOC), com os binóculos e telescópios do espaço.

Em caso de céu nublado ou chuvoso, a equipe do NOC irá realizar atividades de reconhecimento e exploração do céu de maneira virtual, por meio de softwares astronômicos de simulação em lousa interativa.

Nesse caso, também é necessário ter 16 anos completos. Os menores precisam estar acompanhados por um adulto, sendo que todos precisam fazer as inscrições por e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br

SERVIÇO
Minicurso de reconhecimento do céu na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Data: sábados, 23 e 30 de janeiro, das 9h às 11h
Local: Planetário e Teatro Digital de Santo André
Rua Juquiá, s/nº (altura do nº 135) - Vila Eldízia
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente