18 de jan. de 2016

Vamos ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade?

(Notícias de Coimbra - Portugal) O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) está aberto para visitas do grande público, quinzenalmente, aos sábados às 10h30, com início no dia 16 de janeiro.

Nos dias de hoje, a luz artificial das cidades rouba-nos as estrelas e dita o fim da noite. Olhar o céu estrelado deixou de ser uma experiência comum.

Com o Planetário do OGAUC, numa sala com capacidade para 30 pessoas, trazemos de volta a noite, em pleno dia, numa sessão interativa, observando o céu do mês, identificando estrelas e constelações, contando mitos e lendas, explorando o sistema solar e indo mais além, numa sessão de aproximadamente 45 minutos, seguida de um período de perguntas e respostas.

Seguir-se-á um breve visita à cúpula astronómica observando-se ainda o Sol, caso as condições meteorológicas o permitam, um percurso guiado por alguns dos fascinantes instrumentos astronómicos da nossa coleção museológica, e uma visita à sala do grande espectro-heliógrafo, com o qual observamos diariamente o Sol, caso este não esteja em modo de utilização científica. A visita completa dura cerca de 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente