29 de fev. de 2016

2016: entenda porque ele é um ano bissexto

(Target) Neste ano teremos um dia a mais. De acordo com o calendário gregoriano, os anos bissextos são compostos por 366 dias, quando o mês de fevereiro tem 29 dias e não 28. Ele acontece de quatro em quatro anos para ajustar o ano civil com o ano trópico, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol com 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. “Se arredondarmos isso para 365 dias e 6 horas, vemos que em quatro anos a diferença é de 24 horas (4 x 6 = 24), ou seja, 1 dia. Se não fizermos esse ajuste a cada 4 anos, as estações vão mudando de mês”, revela Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional. A diferença daquela aproximação (6h menos 5h 48min 46 segundos) é resolvida fazendo o acerto nos séculos inteiros: só é bissexto o século inteiro que for divisível por 400. Assim, 1900 não foi bissexto, 2000 foi bissexto e 2100 não será bissexto.

O calendário gregoriano, com essas regras para o ano bissexto, foi instituído pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582, que na ocasião teve que “sumir” com 10 dias para corrigir a defasagem. Uma das questões é que a determinação da data da Páscoa está relacionada com o equinócio de março (Outono no hemisfério sul e Primavera no hemisfério norte) e essa data estava se afastando cada vez mais da época em que deveria ser.

O calendário gregoriano é um calendário solar, ou seja, baseado no movimento da Terra em torno do Sol. Há calendários lunares e calendários lunissolares. Em todos eles é necessário algum ajuste se for desejado que os fenômenos relacionados ao movimento do Sol ou da Lua se mantenham relativamente constantes em relação ao calendário. Por exemplo: no calendário judaico, que é lunissolar, há anos com 12 meses e anos com 13 meses.
----
E mais:
Acertar ano civil com o sol resultou nos anos bissextos (DN - Portugal)
.
Dez dias que desapareceram do calendário (Expresso - Portugal)
.
Cinco fatos curiosos sobre os anos bissextos (BBC)
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente