29 de fev. de 2016

Curso que só ocorre em ano bissexto revela segredos do calendário

Aulas explicam como Cristo nasceu quatro anos antes de Cristo


(O Globo) Cristo nasceu quatro anos antes de Cristo. Outra curiosidade: março era o primeiro mês do ano. E mais: estamos em 2016, mas pelo calendário muçulmano o ano é 1437. A “História do Calendário” traz estas e muitas outras informações a partir desta segunda-feira, no Planetário da Gávea. É um curso que só acontece a cada quatro anos, em ano bissexto, como é o caso de 2016.

— Pouca gente tem a noção que a história do calendário tem muita astronomia envolvida. O planetário é o lugar ideal para a gente ter esta conversa — diz o astrônomo Alexandre Cherman, que vai apresentar as aulas.

Entre as curiosidades do curso, Cherman explicará que os estudiosos do calendário se referem ao período antes de Cristo como antes da Era Comum.

— Cristo muito provavelmente nasceu no ano 4 antes de Cristo. Fica muito confuso falar isso. Então a gente aboliu, no estudo do calendário, essa nomenclatura antes e depois de Cristo. A gente usa Era Comum e antes da Era Comum — esclarece Cherman.

O curso explicará ainda o motivo para existir ano bissexto, e fevereiro se tornar o mês que recebe um dia a mais a cada quatro anos. As aulas começam justamente neste 29 de fevereiro, às 19h30, no Planetário da Gávea, e terminam às 21h. O curso prossegue terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, sempre no mesmo horário. Quem quiser participar precisa se inscrever pessoalmente na recepção do Museu do Universo (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea), das 14 às 17h. A taxa é de R$ 40. Mais informações pelo telefone (21) 2274-0046.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente