5 de fev. de 2016

Documentário brasileiro sobre astronomia será exibido no México

Filme foi produzido por time internacional de astrônomos e comunicadores em expedição à região de Pando, na Bolívia, e aos Estados brasileiros do Acre e de Rondônia


(Portal Brasil) O documentário Ano-Luz, do diretor Felipe Carrelli, foi selecionado para o festival de filmes que encerrará as comemorações do Ano Internacional da Luz (AIL2015), que ocorre de hoje (3) à sexta-feira (5), no México. Gravado durante a expedição do projeto GalileoMobile Brasil-Bolívia (BraBo) – Astronomia na Amazônia, o documentário mostra as impressões das pessoas encontradas nesta viagem, sobretudo sobre suas interpretações sobre o universo.

A expedição BraBo, realizada em julho e agosto de 2014, levou um time internacional de astrônomos e comunicadores de ciência à região de Pando, na Bolívia, e aos Estados brasileiros Acre e Rondônia. Foram realizadas atividades com aproximadamente 3 mil estudantes e 400 professores, em 22 instituições, entre elas escolas regulares, indígenas e para portadores de deficiência visual.

A parte brasileira da expedição foi coordenada pela pesquisadora Patricia Spinelli, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), juntamente com Eduardo Penteado, pesquisador da Universidade de Nijmegen, na Holanda. No Acre, o projeto contou com o apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Mast. A temporada brasileira foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

GalileoMobile é um projeto itinerante de educação em astronomia. Seu maior objetivo é levar Astronomia para jovens ao redor do mundo, em especial a regiões com pouco ou nenhum acesso a ações de divulgação científica. A fim de tornar isto possível, os membros do GM – astrônomos, educadores e comunicadores de ciência voluntários, provenientes dos continentes europeu e americano – organizam atividades em escolas e locais afastados dos grandes centros para estimular a vontade de aprender através das belezas do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente