5 de fev. de 2016

Inscrições na Olimpíada de Astronomia vão até 13 de março

(Agência Alagoas) As escolas de nível fundamental e médio de todo o país já podem fazer suas inscrições na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março e, para participar, a escola deve se cadastrar no site www.oba.org.br. Este procedimento de cadastramento não será necessário para as unidades de ensino que participaram da olimpíada em 2015, as quais precisarão apenas realizar a prova e enviar as notas pela internet.

Uma parceria entre a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA visa fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins entre os jovens da rede pública e privada. As provas acontecem no dia 13 de maio em todo o país com duração de duas a quatro horas nos seguintes níveis: nível 1, para os alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; nível 2, para estudantes de 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental; nível 3, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e nível 4 para o Ensino Médio.

“Ao participar da OBA, o aluno passa a conhecer novos campos de estudo das disciplinas que ele vê no seu dia a dia como Física, Matemática, História e Geografia. A Astronomia sintetiza tudo isto e leva o jovem a se envolver em um conhecimento integrador. Além disso, ele se depara com questões acerca de nosso papel na terra e o papel do nosso planeta no universo”, explica Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) e responsável pela OBA em Alagoas.

Adriano diz que o OAGLL está à disposição das escolas que desejem promover oficinas e atividades práticas para as provas da OBA. “Para isto, basta fazer um agendamento pelos telefones (82) 98878-5915 ou (82) 3342-5073”, informa.

Mostra de Foguetes
Paralelamente à OBA, ocorre a X Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) onde os alunos constroem e fazem o lançamento de foguetes artesanais. As datas são as mesmas da Olimpíada de Astronomia e as inscrições podem ser feitas no mesmo site da OBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente