2 de fev de 2016

Lua visita os cinco planetas alinhados no céu de fevereiro

Há 11 anos que os cinco planetas visíveis a olho nu não se alinhavam assim no céu noturno. À medida que vai avançando para a sua fase de Lua nova, o satélite terrestre vai visitando cada um deles.


(Observador - Portugal) Se leu este artigo com atenção sabe que, desde dia 20 de janeiro, é possível ver os cinco planetas mais próximos da Terra alinhados durante a madrugada. Mas se até dia 20 de fevereiro não lhe apetecer levantar antes do Sol nascer, nem mesmo no dia do melhor alinhamento (dia 5), pode sempre aproveitar uma das noites de Carnaval para ver o alinhamento dos planetas antes de ir dormir. Se, pelo contrário, é um madrugador aproveite para ver a Lua a fazer uma visita a cada planeta.

Claro que os planetas, quando são vistos do espaço, não estão no mesmo plano nem na mesma linha, mas vistos da Terra temos a ilusão de que estão sobre a linha da eclíptica – um círculo imaginário que o Sol parece percorrer ao longo do ano. O Observatório Astronómico de Lisboa até acrescenta que “os planetas estão sempre junto à linha da eclíptica e por isso formam sempre um alinhamento aproximado quando observados da Terra”. “No entanto esse alinhamento só se torna mais notado quando as posições dos planetas na eclíptica estão próximas umas das outras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente