26 de fev. de 2016

Museu de Astronomia promove observação do Sol e do céu noturno no fim de semana

O público terá a oportunidade de observar o Sol e o céu noturno e ainda conhecer as exposições do MAST e seu conjunto arquitetônico. A entrada é gratuita!


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para este fim de semana, dias 27 e 28 de fevereiro. Quem vier ao Museu, terá a oportunidade de observar o Sol, de forma segura, observar o céu noturno através da centenária luneta equatorial 21, e ainda conhecer as exposições do MAST e seu conjunto arquitetônico. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ). A entrada é gratuita!

No sábado (27), os visitantes do MAST poderão observar o Sol, de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. As manchas solares são regiões ativas mais frias que as de seu entorno na fotosfera solar (camada do Sol mais brilhante vista por nós). E as protuberâncias são enormes arcos projetados por centenas de milhares de quilômetros na coroa solar.

O Programa de Observação do Céu do MAST tem início às 17h30 com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”. Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial 21 e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

No sábado (27) e domingo (28), haverá visita orientada pelo campus do MAST, às 15h, 16h e 17h. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. Durante a visita pelos 40 mil m² do campus, um mediador revela a história dos grandes instrumentos instalados no MAST e apresenta as exposições do MAST que abordam variados temas.

Saiba mais detalhes sobre as atividades de popularização da ciência do MAST no link http://mast.br/programacao.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente