2 de fev de 2016

Projeto "Meteorítica nas Escolas" 2016


O projeto Meteorítica nas Escolas foi criado pelo site de divulgação científica "Meteoritos Brasil" e tem como intuito a popularização dos meteoritos no Brasil, por meio da distribuição dos livros "Meteoritos" e "Caçando Extraterrestres", e demais materiais, nas escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, de todo o país.

O projeto visa despertar o interesse de jovens pela ciência e levar o conhecimento sobre os meteoritos, um tema ainda pouco conhecido, para alunos e professores das escolas de todo o país, contribuindo assim para a identificação e catalogação de novos meteoritos em território nacional. Apesar de sua vasta área territorial, o Brasil possui apenas 69 (sessenta e nove) meteoritos descobertos e catalogados, um número extremamente baixo, principalmente quando comparado ao de países com área territorial semelhante, como os Estados Unidos, que possuem mais de 1.700 (hum mil e setecentos) exemplares catalogados. De fato, milhares de meteoritos também já caíram no Brasil (já que caem aleatoriamente sobre a Terra), mas o baixo número de exemplares catalogados se deve à diversos fatores, entre eles, a carência de informação da população sobre os meteoritos: o que são, de onde vem e como identificar.

Na primeira fase do programa serão distribuídos, no mínimo, 90 (noventa) exemplares impressos de livros relacionados ao tema, sendo 40 (quarenta) do livro "Caçando Extraterrestres" e 50 (cinquenta) do livro "Meteoritos". O livro Meteoritos, publicado em 2015, foi destaque no VI Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea. (Para maiores detalhes sobre as obras, acesse http://meteoriticanasescolas.weebly.com/sobre.html).

As 90 escolas cadastradas, além de receberem os exemplares impressos, receberão também as versões digitais dos livros (e outros materiais fornecidos por nossos parceiros), que poderão ser copiados e distribuídos entre alunos e professores. Como o projeto contempla um número restrito de escolas com exemplares impressos, o sistema ficará ininterruptamente aberto, para que qualquer outra escola solicite os exemplares digitais (gratuitamente) dos livros e materiais extras, para que possam ser distribuídos entre os interessados. Não há limite máximo de escolas para solicitar os exemplares digitais.

Para conhecer detalhes do projeto, acesse http://meteoriticanasescolas.weebly.com/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente