5 de fev de 2016

Taques pede apoio a ministro para construção de parque cultural em Cuiabá

(Só Notícias) O governador Pedro Taques pediu apoio, no último dia 2, ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para a construção de um grande Parque Cultural na área em que hoje está instalado o 44° Batalhão do Exército, cujo imóvel pertence à União. De acordo com o governador, o assunto vem sendo tratado desde julho do ano passado e o Estado já se dispôs a oferecer uma nova área para que o Batalhão seja instalado.

“O imóvel é da União, mas é um local histórico. É onde funcionou o Batalhão Laguna, que serviu de defesa do território brasileiro na Guerra do Paraguai. Tratamos disso desde julho de 2015. Já falamos com o comandante do Batalhão em Cuiabá, com o Comando Militar do Oeste e também com o General Eduardo Villas Boas, comandante do Exército Brasileiro”.

O objetivo do governo do Estado é transformar o local em um Museu da Guerra do Paraguai e um Memorial ao Marechal Cândido Rondon. “Nosso interesse é garantir a preservação da história do Batalhão Laguna e que também possa ser um centro de referência para o legado do Marechal Cândido Rondon, que teve papel muito forte na nossa história”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, que também participou da reunião.

Além do Museu da Guerra do Paraguai e da Fundação Rondon, também está sendo estudada a possibilidade de colocar em prática o projeto “Portal do Pantanal”, de Oscar Niemeyer. “Este projeto inclui a construção de um teatro e um planetário, onde o visitante pode conhecer os biomas e as riquezas naturais do Pantanal mato-grossense. É o conceito de um grande parque cultural”, disse o secretário.

Segundo o governador, o ministro está sensível ao pedido e afirmou que tomará providências. “Ele pediu para verificar um parecer do processo e nós explicamos que já está pronto o estudo, com o valor por metro quadrado do terreno, mas reafirmamos que o valor histórico é inestimável”.

Taques aproveitou a oportunidade para convidar Aldo Rebelo para vir a Mato Grosso no dia 19 de março, quando a capital será transferida para Vila Bela da Santíssima Trindade, dando início ao projeto Governo Itinerante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente