A ANATEL acaba de disponibilizar uma consulta pública para permitir o serviço de radiolocalização (radares) no segmento 430-440 MHz (faixa de 70cm do serviço de radioamador e satélite radioamador). Essa é uma das principais faixa de frequências utilizadas por satélites educacionais (uplink e downlink). O uso desse segmento por radares terá um impacto muito negativo na operação de satélites operando no segmento, uma vez que as atividades de comunicação com satélites envolvem sinais fracos e dos radares utilizarem potências de RF muito elevadas. O risco de interferências é real e muito grande.
A LABRE/AMSAT-BR, e o Grupo de Defesa e Gestão Espectral (LABRE/GDE) estamos preparando um texto para ser anexado à consulta pública. Nós gostaríamos de sugerir que todas as instituições de ensino e pesquisas no Brasil que tenham ou planejam ter projetos de cubesats educacionais operando no segmento de 430-440 MHz participem da consulta pública indicando os riscos (interferências, financeiro, social, etc) que o uso de radiolocalização no segmento 430-440 MHz poderá causar aos projetos. Nossa mobilização nesse momento é muito importante.
A consulta pode ser acessada no link:
http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso=C1910&Tipo=1&Opcao=andamento
Para participar, acesse o link:
http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/ListaConsultasContribuicoes.asp?Tipo=1&Opcao=andamento&SISQSmodulo=1442
Atenciosamente,
Edson W. R. Pereira, PY2SDR
LABRE/AMSAT-BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente