15 de mar. de 2016

Em São José, obras do novo Teatrão estão na fase de construção


(Portal R3) As obras de modernização e requalificação do Teatrão, na Vila Industrial, zona leste de São José dos Campos, entraram numa nova fase de execução após o período de demolição de parte do antigo complexo esportivo. Os trabalhos estão concentrados agora na reforma da estrutura que será reaproveitada e na construção dos novos equipamentos previstos no projeto e que serão entregues pela Prefeitura à comunidade.

Já está em andamento a reforma da Portaria 2, localizada na Rua Ricardo Edwards, e a construção da Portaria 1, que fica na Rua Professor Felício Savastano. Os espaços de convivência e a pista de caminhada, que fazem parte da área de lazer e atividades físicas do futuro parque, também estão em construção. O gradil que vai cercar o complexo, no modelo do Parque Vicentina Aranha, começou a ser instalado pela Urbam (Urbanizadora Municipal), empresa responsável pela obra.

No final de fevereiro, tiveram início os trabalhos de fundação do Centro Integrado de Educação, que terá um anfiteatro, quatro laboratórios de ciências, herbário (cultivo das espécies nativas da região), planetário e uma torre para a instalação de um observatório astronômico. As atividades oferecidas serão realizadas pela Secretaria de Educação e entidades parceiras da Prefeitura, como INPE, ITA, Unifesp e Univap.

Na área do ginásio, segundo relatório técnico, será possível reaproveitar 100% da estrutura de concreto. Na última semana, a Urbam finalizou a retirada do teto do local, que vai funcionar como um centro multiuso com sistema de iluminação, ventilação, sonorização, além de adaptação para montagem de palco para eventos. O Projeto Executivo de adequação acústica e sonorização do ambiente já foi concluído.

Homenagem
O novo Teatrão receberá o nome de Maestro Sérgio Weiss. O decreto que concede a homenagem já foi assinado pelo prefeito de São José. O maestro faleceu no último dia 29 de janeiro aos 88 anos.

Entre as décadas de 60 e 70, criou grupos musicais que fizeram mais de 4 mil bailes por todo o país: os Biriba Boys e o Brasília Modern Six. Sérgio Weiss recebeu a medalha Cassiano Ricardo em 1974, oferecida aos joseenses que ajudam a engrandecer o nome da cidade.

Em 2008, sua composição “Minha Cidade” foi instituída a Canção Oficial do aniversário de São José. Weiss foi um dos fundadores do Tênis Clube.

Acordo
A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo do Teatrão para uso da população.

O local possui 74 mil metros quadrados. A construção do Teatrão foi idealizada pelo ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira. O prédio foi inaugurado no dia 27 de março de 1977 com a proposta de ser um centro de artes e convenções. Em 1981, foi doado ao clube como incentivo ao time de futebol com a condição de mantê-lo preservado e em funcionamento para população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente