15 de mar. de 2016

Projeto da Nasa mostra treinamento de astronautas em Campos, no RJ

Ação também mostra parte do treinamento de um astronauta. Projeto é desenvolvido na Cidade da Criança.



O Projeto Missão X da Agência Espacial Norte Americana (NASA) está sendo desenvolvido pelo Clube de Astronomia Louis Cruls na Cidade da Criança, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O objetivo é mostrar parte do treinamento de um astronauta e despertar o interesse pelo estudo de Ciências, Física e Matemática nas crianças e jovens.

Através de parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e uma escola particular, o projeto está sendo desenvolvido todas às quintas-feiras, das 9h às 11h.

“Além de conhecer mais sobre Ciências, as crianças aprendem como é o treinamento de um astronauta, para ir ao espaço, como ele cuida da sua alimentação”, informa o coordenador geral do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira, acrescentando que o treinamento é feito com voluntários do curso de Educação Física do IseCensa, tendo o professor Celby Santos como responsável pelas atividades de condicionamento físico.

No projeto, são utilizados materiais voltados para incentivar conceitos básicos da astronomia, através das Ciências, que são a Biologia, Física, Química e Matemática. “O grande objetivo é motivar as crianças para que tenham maior interesse pelas Ciências e a Astronomia é a porta de entrada para as outras áreas”, explica Marcelo.

O coordenador do Clube de Astronomia acrescenta que os materiais utilizados pela equipe também encantam as crianças, como os globos infláveis. “Mostramos o sistema solar em escala e o sistema solar das constelações. As crianças se encantam, principalmente, por dois astros principais: a Lua e o Planeta Saturno, pela beleza e os anéis”.

Durante o projeto, também, é exibido um vídeo com o astronauta britânico Tim Peake, que está no espaço atualmente. Para o presidente da Codemca, Wainer Teixeira, o projeto é uma grande ferramenta de educação e vem somar à proposta pedagógica da Cidade da Criança.

“Com a Cidade da Criança, preenchemos uma lacuna que existia no município em termos de espaço infantil com uma proposta, que reúne lazer e conhecimento. E o Projeto Missão X, da Nasa, é muito educativo e vai acrescentar muito ao conhecimento das crianças na área das Ciências” informa Wainer. O agendamento pode ser feito pelo telefone (22) 98826-4266.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente