14 de mar. de 2016

Museu de Astronomia firma convênio com universidades holandesas

Observatório Nacional (ON) também integra cooperação com o grupo holandês NOVA, formado pelos institutos de astronomia das universidades de Amsterdam, Groningen, Leiden and Nijmegen. Assinatura acontece na próxima quinta-feira, 17 de março, às 11h, na sede do ON, em São Cristovão.

Na próxima quinta-feira, 17 de março, às 11h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON) assinam um convênio de cooperação com o grupo holandês NOVA, formado pelos institutos de astronomia das universidades de Amsterdam, Groningen, Leiden and Nijmegen. O evento acontece na sede do ON, em São Cristovão, no Rio de Janeiro.

Participam da assinatura a Diretora do MAST, Heloisa Bertol Domingues, o Diretor do ON, João dos Anjos, o Reitor da Universidade de Leiden, Carel Stolker, o Cônsul-Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Arjen Uijterlinde, entre outras autoridades brasileiras e holandesas. Com validade de cinco anos, o acordo prevê a realização de pesquisas em áreas de interesse mútuo, o estímulo ao desenvolvimento do capital humano e o intercâmbio de profissionais e materiais relacionados à astronomia, com foco inicial em jovens pesquisadores, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação.

“Também vamos intensificar a interação entre os departamentos de astronomia dos dois países e organizar eventos científicos conjuntos, como conferências e workshops”, revela Patrícia Spinelli, astrônoma do MAST e coordenadora do acordo de cooperação na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente