25 de mai. de 2016

2ª Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro incluiu visita ao OASI, em Itacuruba (PE)


(ON) Como atividade da 2ª Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro, o OASI recebeu, na última 5ª. feira, dia 19 de maio, a visita de alunos, professores e gestores de escolas dos municípios pernambucanos de Itacuruba e Floresta e dos Institutos Federais de Floresta e Pesqueira. Durante toda tarde, o público teve a oportunidade de conhecer o telescópio com espelho de 1,0m de diâmetro, o funcionamento do observatório e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Ao anoitecer, foram dispostos telescópios para observação do céu, principalmente a Lua, Marte e Júpiter.

A Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro é uma parceria entre o Observatório Nacional, Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência (SECTEC/PE) e Representação Nordeste do MCTI (ReNE), com o objetivo de promover ações de sensibilização para a ciência e o meio ambiente na região semiárida brasileira.

Em sua segunda edição, o evento foi sediado nos municípios pernambucanos de Floresta e Itacuruba, entre os dias 18 e 20 de maio e contou com extensa programação envolvendo, além das instituições promotoras, a participação do IF-Sertão (campus Floresta), das secretarias de educação estadual e locais, das Prefeituras, do Espaço Ciência, de clubes de astronomia e do Corpo de Bombeiros.

Daniela Lazzaro, Teresinha Rodrigues e Marcelo de Cicco (aluno PG-Astronomia) proferiram palestras sobre a instalação do OASI na região semiárida, o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado e os resultados obtidos no OASI e, ainda, sobre o monitoramento de meteoros. As palestras foram realizadas na Câmara Municipal de Floresta, na Escola Estadual Maria Menezes Guimarães (Itacuruba) e no IF-Sertão (campus Floresta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente