7 de jun. de 2016

Universidade de São Paulo inaugura radar meteorológico de alta resolução


(IAG) Está sendo instalada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo a mais nova tecnologia de monitoramento de chuva de alta resolução: um radar meteorológico Doppler banda X de dupla polarização. Esta inovação permitirá avanços significativos em projetos Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de hidrometeorologia, com ênfase para sistemas de alerta de previsões hidrológicas e de tempestades severas, em tempo real. Além disso, esta nova tecnologia permitirá calcular as rajadas de vento com mais precisão e também identificar a formação de tempestades elétricas. O radar está instalado na cabeceira do Córrego do Ipiranga, local estratégico para monitorar a cidade de São Paulo e seus arredores.

Uma vez que este radar utiliza a Banda X, é possível monitorar a chuva com até 75 metros de resolução, a cada 1 minuto. Além disso, ele dispõe de um novo software que infere a chuva que cai com mais precisão, permitindo aprimorar e complementar as previsões que são realizadas pelo radar meteorológico Doppler Banda S de Ponte Nova. Essas informações vão permitir melhorar as previsões de tempo de curtíssimo prazo (nowcasting), pois será possível identificar detalhes mais finos da chuva a detalhe de ruas, quarteirões e bairros, por exemplo. Os dados são utilizados nos modelos de previsão de cheias e de inundações na cidade de São Paulo, ou seja, a melhoria na qualidade da previsão de chuva aumentará a eficácia do sistema de alerta.

Diferentemente do radar de Ponte Nova, que abrange um raio de 150 km, este radar estará centrado em um círculo de 60 km, cobrindo uma boa parte da RMSP. A integração destes dois radares não somente trará grandes benefícios para a população a partir de uma melhor identificação da chuva e no gerenciamento da cidade, mas também colocará a USP na fronteira do conhecimento de técnicas de radar. O projeto promove o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento das tempestades ordinárias e severas, efeito urbano e da poluição na intensificação ou não da chuva, inundações e enchentes e previsão do tempo, além de alavancar a primeira escola de radar meteorológico da América do Sul, onde alunos poderão efetivamente combinar as aulas teóricas com as práticas.

O radar meteorológico de alta resolução foi fruto de parceria entre o Governo da França, por meio do seu Ministério de Finanças e Contas Públicas, e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (CEPED) da USP, contando com a coordenação de professores da Escola Politécnica (EPUSP), Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Departamento de Ciências Atmosféricas. O Governo da França financiou o desenvolvimento desta tecnologia à NOVIMET, que por sua vez fez a doação do radar Banda-X. O agente técnico-administrativo deste projeto é a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), de suporte da Escola Politécnica, que atua há anos no campo do monitoramento hidrológico e de sistemas de alerta a inundações. Além de abrir um campo de investigação importante para a Universidade de São Paulo, este novo radar será incorporado aos sistemas de alerta hoje em operação na região, com destaque para o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura Municipal de São Paulo, a Central de Alerta do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e o Sistema de Alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O evento de inauguração será no dia 14 de junho de 2016, das 10h às 12h, no Parque CienTec (Av. Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda, São Paulo). Durante o evento serão feitas apresentações que mostrarão a importância e a relevância desta tecnologia para centros de gerenciamento, e os impactos para a sociedade e educação, bem como a importância da celebração de projetos de parceria. Além disso, os participantes terão a oportunidade de visitar o radar meteorológico no local.

As imagens do novo radar estarão disponíveis no site http://www.chuvaonline.iag.usp.br

Mais informações serão fornecidas no local. Contato com os coordenadores do Projeto:
Professor Carlos Augusto Morales (IAG/USP) – carlos.morales@iag.usp.br e
Professor Mario Thadeu Leme de Barros (Poli/USP) – mario.barros@poli.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente