19 de ago de 2016

Afiliada ao LIneA conquista vaga de Professora Doutora na UNICAMP



(Linea) Flavia Sobreira, afiliada ao LIneA, com passagens pelo Observatório Nacional, Fermilab, e IFT – UNESP, passou em primeiro lugar no concurso para Professor Doutor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, considerado um dos melhores do país.

Flávia se formou em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (bacharelado em 2005, licenciatura em 2007). Fez mestrado em Cosmologia na Universidade Federal de Juiz de Fora com o Prof. Ilya Shapiro (2007) e doutorado em Física Teórica e Cosmologia pelo Instituto de Física Teórica – UNESP com o Prof. Rogério Rosenfeld (2011). Atualmente ela é Professora Visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Ao longo de sua carreira, Flávia Sobreira migrou da Cosmologia Teórica para a Cosmologia Observacional, focando principalmente nos estudos da estrutura em grande escala usando dados de grandes levantamentos como SDSS, em particular o BOSS e DES para entender a Energia Escura.

Em reconhecimento ao seu trabalho de infraestrutura no levantamento DES, Flávia foi agraciada com o título de “Construtora da colaboração DES”, o que implica que ela teve que dedicar pelo menos o equivalente a 2 anos em atividades de interesse a colaboração como um todo. Um exemplo de atividade é o Portal Científico do DES sendo desenvolvido pelo LIneA, para o qual ela deu importantes contribuições. Além disso, é claro, ela atuou ativamente na análise de simulações e dados obtidos com a DECam.

Parabéns a Flávia Sobreira por essa conquista, que além de atestar sua capacidade pessoal, mantém uma participação ativa em projetos relevantes e de alto impacto na área de Cosmologia Observacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente