19 de ago. de 2016

Palestra sobre história da ciência na sala de aula movimenta Semana de Física


(UFSC) A IV Semana Acadêmica de Física (SAF) recebeu na tarde desta terça-feira, 16 de agosto, o professor Walmir Cardoso, da PUC/SP, que ministrou a palestra “A história da ciência na sala de aula”. Assim como todo o restante do evento, a palestra ocorreu no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).

Walmir começou a palestra com uma simples pergunta: “é possível ensinar história da ciência na educação básica?”. Prontamente, ele mesmo respondeu: “A pergunta é meio prepotente, porque ela sempre foi ensinada. O problema é que a história da ciência é feita de uma forma que se transforma quase numa fábula”. O professor ainda explicou que ela deve sim ser ensinada, mas com algum tipo de cuidado para que os elementos presentes na história da ciência não fiquem, de certa forma, ‘cristalizados’, ou seja, tomados como verdade absoluta.

“O campo da história da ciência na educação básica sempre foi renegado aos professores mais velhos, até porque eram os poucos que se interessavam pelo assunto, o que tornava o ensino, de certa forma, estagnado”, continuou Walmir. O palestrante defendeu ainda que o ensino da história da ciência precisa ser linear, progressivo e sem dar espaço a contradições, o que, segundo ele, não é o visto atualmente. “A história da ciência precisa ser dotada de personagens reais, tirando um pouco de fora dessa caixinha intocável que involuntariamente é posto”, finaliza.

A história da ciência normalmente usada fica dentro da matriz criada pela civilização ocidental, sem se permitir abrir espaço a outras culturas e, principalmente, cristalizando os personagens como ‘heróis’ ou ‘vilões’, sem permitir-se observas por perspectivas diferentes. É tomado como exemplo as narrativas histórias, onde é utilizada a metáfora do “bem sempre vencerá”, quando, na verdade, o bem ou o mal depende de contexto e interpretação. Walmir, em sua palestra, utilizou as grandes navegações como o exemplo primordial desse caso.

A palestra fez parte da IV Semana Acadêmica de Física, que se estende até esta sexta-feira, no Auditório do EFI. As informações sobre a semana podem ser conferidas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente