17 de ago. de 2016

Gincana sobre vida no espaço é atração no Museu de Astronomia

No sábado, 20 de agosto, ganha brindes quem acertar as perguntas na oficina “ASTROmania”. Outro destaque do sábado no MAST é o Planetário Inflável. A entrada é gratuita.




Por que a Terra é o único planeta do sistema solar capaz de abrigar a vida? No próximo sábado, dia 20 de agosto, crianças e adultos terão a oportunidade de descobrir na oficina “ASTROmania”, promovida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Durante a atividade, que começa às 16h, mediadores vão falar sobre as condições necessárias à existência de vida e comparar a Terra aos demais planetas do sistema solar. Logo após, o público participa de uma gincana e ganha brindes a cada resposta correta. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristovão. A entrada é gratuita.

“Através de palestras interativas e jogos, incentivamos o interesse pela ciência e não deixamos as crianças ficarem entediadas”, afirma Vinicius Leal, um dos coordenadores da oficina. As atividades são realizadas na área externa do Museu, que conta com 42 mil m² de área verde e vista panorâmica para a cidade. O campus abriga o maior conjunto arquitetônico de astronomia do Brasil.

Outro destaque da programação de sábado é o Planetário Inflável Digital. Imagens que simulam a noite estrelada são projetadas em uma cúpula inflável e oferecem ao espectador a oportunidade de aprender sobre a dinâmica dos astros. Com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, o planetário comporta até 30 pessoas em cada apresentação. As sessões acontecem das 15h às 17h. Também no sábado, a partir das 17h30, será realizada a tradicional Observação do Céu no MAST. Através de uma luneta centenária e de telescópios modernos, visitantes podem observar aglomerados estelares, planetas e muito mais.

Serviço:

Museu de Astronomia e Ciências Afins
Local: Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão
Telefone: 21 3514-5200
Horário de Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábados, das 14h às 20h
Domingos e Feriados, das 14h às 18h
Data da atração: 20 de agosto
Faixa etária: Livre
Entrada Franca

Observação do Sol
Horário: 15h às 17h

Planetário Inflável Digital
Horário: às 15h e às 17h
Capacidade: 30 pessoas

ASTROmania
Horário: 16h
Capacidade: 25 pessoas

Programa de Observação do Céu
Horário: 17h30 às 20h

*Exposições permanentes:
Olhai o Céu, Medir a Terra - A partir de documentos históricos e instrumentos científicos de medição do tempo e do espaço, a exposição explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.

Visões da Luz - Através de aparatos interativos, painéis e instrumentos científicos históricos, são apresentados diversos temas relacionados à luz, entre eles: "A Luz que chega do Universo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente