17 de ago de 2016

“Técnicas de observação astronômica" é tema de palestra na Casa de Cláudio de Souza


(Tribuna de Petrópolis) Amanhã, às 19h30, na Casa de Cláudio de Souza, Marcelo De Cicco ministrará a palestra “Técnicas de observação astronômica para iniciantes – com observação e prática”. Na ocasião, De Cicco falará sobre a contemplação astronômica usando lunetas, binóculos e telescópios através das principais técnicas aplicadas para a visualização do céu. O evento é gratuito, aberto a todas as idades.

Segundo o palestrante, na ocasião serão tiradas dúvidas sobre o uso do telescópio, melhor equipamento para ser adquirido por iniciantes, e dicas como, por exemplo, não olhar diretamente o sol com telescópio sem uso de filtros específicos.

Marcelo Antonio De Cicco é astrônomo formado no Observatório do Valongo e possui experiência no ramo desde 1982. Trabalhou com a construção e análise de refletores, refratores e instrumentação em geral e é também especialista em tratamento de imagens, estatística, ótica, algoritmos e modelagem para astronomia. É membro do Carj - Clube de Astronomia do Rio de Janeiro desde 1984. Atualmente coordena a Expo Citizen Science e possui uma estação de monitoramento de meteoros na cidade de Petrópolis/ RJ.

Em 2015, Marcelo Antônio De Cicco criou o Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana, uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo reunir os amantes da astronomia e astrofotografia, possibilitando, assim, o desenvolvimento de atividades correlatas, bem como construção de telescópios e instrumentação, além de promover cursos, seminários e palestras sobre o tema.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, no Centro. Mais informa- ções podem ser obtidas pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@ museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente