16 de ago. de 2016

Nota de falecimento: Oscar Luis Ferle


Faleceu no último dia 10 de Agosto, em São Bernardo do Campo/SP, Oscar Ferle ou simplesmente Oscar dos Planetários como era gentilmente conhecido. Foi um grande divulgador e entusiasta da Astronomia nos meios escolares. Divulgador nato, foi colaborador da primeira turma de Astrônomos-Tutores do Curso de Aperfeiçoamento de Astronomia para a Docência, iniciativa do INCT-A e IAG em São Paulo em 2013, e nos últimos anos, apoiou a criação do Pólo Astronômico de Amparo.

Oscar, tal como Hubble, foi advogado, mas desde a adolescência possuindo na Astronomia a sua maior paixão, principalmente dedicando-se exemplarmente nos últimos anos à divulgação, educação e ensino na área. Por fim, pós-graduou em Astronomia pelo Núcleo de Astrofísica Teórica (NAT) da Universidade Cruzeiro do Sul e depois, pela mesma instituição, prosseguiu no mestrado em Astrofísica e Física Computacional. Detentor também de particular verve de artista plástico, entre outras obras, projetou e construiu as maquetes do Sistema Solar do Pólo Astronômico de Amparo, porém, devido ao falecimento, deixou incompleta uma enorme maquete da Terra e outros projetos artísticos-astronômicos.

Um comentário:

  1. Nossa amizade de verdadeiros irmãos, sedimentada durante quase três décadas, nos permitiu a plenitude de Urânia e da vida. Por isso, Oscar, com saudades agradeço por todo o nosso fraternal Universo.

    ResponderExcluir

Comente