8 de out. de 2016

Semana USP de Ciência e Tecnologia


(Agência FAPESP)  A primeira edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia será realizada de 18 a 22 de outubro de 2016. O evento, coordenado pelas pró-reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A programação da Semana USP inclui mais de 70 atividades gratuitas na capital paulista, que ocorrerão no Centro de Difusão Internacional, além de outras unidades do campus Butantã, e no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), na Água Funda. Em Santos, o Monumento Nacional Engenho dos Erasmos também oferece atividades.

O objetivo da Semana USP de Ciência e Tecnologia é proporcionar gratuitamente ao público um espaço interativo com foco na divulgação da produção de atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pela USP. Com linguagem acessível e o auxilio de especialistas, a intenção é estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.

Uma das atividades será o Jogo do Goleiro, desenvolvido pelo Departamento de Neuromatemática do Instituto de Matemática e Estatística. Trata-se de uma demonstração científica e interativa sobre o estudo dos padrões utilizados na cobrança de pênaltis. O público participa ativamente na função de goleiro e, por meio de probabilidades e padrões de chute, pode passar de fase.

A robótica também será apresentada ao público pelo projeto Robô Seguidor, organizado pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica. O projeto segue algoritmos de visão computacional que permitem ao robô seguir qualquer pessoa sem a necessidade de preparação.

A programação completa e mais informações estão em: http://prceu.usp.br/snct2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente