12 de jan. de 2017

Museu da Vida: Abertas inscrições para especialização em Divulgação e Popularização da Ciência



(Museu da Vida) Com 20 vagas, o curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC), em parceria com Museu de Astronomia e Ciências Afins, CECIERJ, Casa da Ciência e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até 17 de fevereiro.

O curso, criado em 2009 como Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, este ano foi rebatizado com o nome de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência. Seu objetivo é formar especialistas para atender a crescente demanda por mediação entre ciência, tecnologia e sociedade, incorporando a reflexão crítica sobre os processos e produtos da divulgação e popularização da ciência.

Desenvolvido por uma equipe multiprofissional, o curso é destinado a museólogos e outros perfis ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte; comunicadores; jornalistas; cientistas; educadores; sociólogos; cenógrafos; produtores culturais; professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação e popularização da ciência.

Com 360 horas presenciais, o curso é constituído por módulos que abordam aspectos históricos e conceituais do campo da divulgação e popularização da ciência; uma discussão introdutória sobre metodologia de pesquisa; oficinas instrumentais sobre interpretação e elaboração de textos acadêmicos; um ciclo de seminários que abrange assuntos variados; disciplinas eletivas; e o módulo final, com o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Para a elaboração do TCC, o discente será orientado por ao menos um docente do curso. O trabalho poderá ser uma monografia sobre tema ligado à Divulgação e Popularização da Ciência ou o desenvolvimento de um produto ou processo de Divulgação e Popularização da Ciência, com relatório incluindo discussão e problematização embasadas na literatura sobre o desenvolvimento deste produto ou processo.

O curso é gratuito, mas é cobrada uma taxa de R$ 50 de inscrição. As aulas terão início em 27 de março e serão ministradas na Oficina-Escola de Manguinhos às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h. Mas o aluno deve estar preparado para algumas atividades externas nas instituições parceiras e em outros espaços.

Clique aqui para ler o edital.
Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Mais informações pelo e-mail: secadcoc@fiocruz.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente