13 de fev. de 2017

Dezenas de pessoas acompanham o eclipse penumbral da Lua em Bauru


Um eclipse penumbral da Lua ocorreu na última sexta-feira e o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru programou, juntamente com o SESC Bauru, uma observação da Lua usando lunetas artesanalmente construídas durante uma oficina ministrada no SESC pela equipe do Observatório. A oficina de construção de lunetas ocorreu de terça a sexta das 15:00 às 18:00 e a observação noturna foi em 10/02/17 (sexta-feira) das 20:00 às 22:30. Para atender o público durante a observação do céu, os monitores do Observatório transportaram em seus carros um telescópio e outros acessórios, os quais foram montados no pátio das piscinas do SESC. O tema do evento foi “Eclipse Penumbral da Lua”, sendo registrado no NASA Museum Alliance.

A entrada foi gratuita e as pessoas puderam observar pelo telescópio o planeta Vênus exibindo uma de suas fases, enquanto a Lua ainda estava nascendo. Como esperado, este eclipse, que se iniciou às 20:34 não se revelou tão facilmente, sendo praticamente imperceptível o obscurecimento da Lua Cheia, uma vez que ela não atravessou diretamente a sombra da Terra projetada no espaço. No entanto, ao passar bem próxima da sombra (umbra) de nosso planeta, produziu um leve escurecimento em uma das bordas dela, durante um período antes e depois do máximo do eclipse, o qual ocorreu às 22:45. A Lua saiu totalmente da penumbra às 00:53.

A maioria dos 180 presentes elogiou o trabalho voluntário realizado pela equipe do Observatório e a boa organização do SESC. Além disso, muitos saíram de lá fascinados por terem observado a Lua e o planeta Vênus pela primeira vez e por terem compreendido o fenômeno do eclipse. Várias pessoas afirmaram não conhecer o Observatório.

Agradecemos ao SESC pela oportunidade e parceria na organização deste evento e da oficina de construção de lunetas. Em vista da interdição do prédio do Observatório desde meados de 2016, o qual aguarda uma reforma, estas cooperações externas para a realização de atividades como esta são muito bem-vindas.

Veja as fotos deste evento em: https://www.facebook.com/obsbauru/

----


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente