6 de mar. de 2017

Professores capacitados pelo MAST levam astronomia para escolas

Toda última terça-feira do mês, Museu promove encontro para orientar educadores sobre como utilizar telescópios e realizar atividades com os alunos. Capacitação é gratuita.


(MAST) Na terça-feira, 21 de fevereiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promoveu mais um Encontro de Capacitação de Professores do Projeto "Olhai pro Céu Carioca". Nesta edição, doze educadores de escolas da cidade do Rio de janeiro foram orientados sobre como utilizar telescópios e realizar atividades com os alunos. No total, mais de 50 profissionais já foram capacitados. A atividade é gratuita.

"Devido ao horário de funcionamento da maioria das escolas, o projeto é focado na observação diurna do céu, principalmente na observação do sol", explica Sandra Benitez, uma das coordenadoras do projeto. Olhar diretamente para o astro a olho nu ou com lunetas comuns é muito perigoso. Por isso, os professores aprendem a trabalhar com o que os organizadores chamam de Astrokit, composto por um telescópio e filtros de mão especiais para a observação do Sol, além de materiais para realização de atividades extras com os alunos.

O MAST empresta o Astrokit para cada professor participante, que pode utilizá-lo na escola em que trabalha por dez dias. "Fazemos um revezamento dos equipamentos para que todos possam se beneficiar", revela Sandra. O Projeto Olhai pro Céu Carioca é desenvolvido pelo Museu de Astronomia em parceria com o Observatório Nacional (ON).

Professores interessados devem se inscrever pelo link: Projeto "Olhai pro Céu Carioca"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente