11 de abr de 2017

Inscrições abertas para o AstroCamp 2017

Acampamento de astronomia de verão para estudantes no norte do Portugal


(ESO) Estão abertas as inscrições para o acampamento de astronomia de verão apoiado pelo ESO, o AstroCamp 2017. O AstroCamp propõe um programa acadêmico nas áreas da astronomia e física, que pretende estimular a curiosidade e o pensamento crítico dos participantes. O acampamento é organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e será realizado de 6 a 20 de agosto de 2017, num local tranquilo e remoto, longe dos grandes centros urbanos. O programa destina-se a estudantes do ensino médio de países da União Europeia, que frequentem um dos três anos finais antes da entrada na universidade.

O acampamento pretende juntar estudantes de todas as áreas, que seguirão dois cursos, com aulas diárias, trabalhos práticos e um exame final. Alguns destaques do programa incluem:

Sessões de observação astronômica noturna, tanto a olho nu como com telescópios (incluindo uma sessão que coincidirá com o pico da chuva de meteoritos Perseidas).

Conversas Skype com astrônomos e físicos de vários países.

Um projeto computacional que permitirá aos alunos trabalhar com dados obtidos com os melhores telescópios do mundo.

Atividades sociais tais como caminhada, esportes e sessões de filmes e documentários.

As inscrições para o AstroCamp 2017 encontram-se abertas até 30 de abril de 2017. É necessário o envio de uma carta de motivação, para além de uma carta de recomendação e dos resultados acadêmicos mais recentes. No website do AstroCamp podem ser consultadas sugestões e diretrizes para a apresentação da candidatura. Os candidatos pré-selecionados, escolhidos com base na sua motivação e mérito acadêmico, deverão fazer uma entrevista por Skype, a qual se realizará no fim de semana de 27 e 28 de maio. Os candidatos selecionados serão anunciados por volta de 5 de junho e deverão confirmar a sua participação e completar toda a burocracia necessária até 14 de junho. O regulamento completo está disponível para consulta no website do campo.

Ao melhor candidato de um dos Estados Membros do ESO será atribuída uma bolsa, oferecida pelo ESO, que cobrirá a inscrição no campo — no valor aproximado de 400 € e que inclui estadia em pensão completa, todas as atividades do acampamento, viagens em Portugal de/para o aeroporto do Porto, e seguro. A viagem internacional de ida e volta até o Porto não está incluída.
----
Outras informações AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente