23 de jun. de 2017

Dia do Asteroide em Natal/RN


O DIA DO ASTEROIDE E A MISSÃO ESPACIAL OSIRIS-REX

No próximo sábado 24 de junho, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai realizar mais uma edição do projeto “Astronomia no Parque”.

Desta vez, o tema abordado será o Dia do Asteroide. Foi quando um imenso asteroide caiu na Sibéria, gerando um impacto tão poderoso que destruiu 80 milhões de árvores numa área de 2 mil km². É para relembrar o que entrou para a história como “o Evento Tunguska” e alertar sobre o risco de que algo parecido possa acontecer novamente, que os cientistas criaram o Dia do Asteroide, que no Brasil contará com atividades em vários estados até o fim do mês.

Dentro desse tema, o projeto “Astronomia no Parque” traz ainda, por intermédio da organização internacional “The Planetary Society” uma palestra sobre a missão Osiris-Rex, da NASA, que vai fazer uma nave espacial automática pousar em um asteroide e trazer uma amostra para a Terra, para estudos. Na palestra serão oferecidos brindes da missão, direto da NASA.

Desde o início do ano o Parque da Cidade vem apresentando o projeto “Astronomia no Parque”, que também conta com observações com telescópio, no final da tarde. O evento é gratuito e pessoas de todas as faixas etárias estão convidadas.

Neste sábado, o telescópio montado no Parque vai estar apontado para o planeta Saturno. A observação é livre para todo o público, mas depende das condições climáticas na ocasião.

O projeto Astronomia no Parque foi concebido por José Roberto Costa , editor do site de divulgação científica “Astronomia no Zênite” (www.zenite.nu) e sua realização conta com o apoio do Parque da Cidade, The Planetary Society e Associação Norte Rio-grandense de Astronomia.

Até setembro, as atividades acontecerão sempre no último sábado de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente