22 de jun. de 2017

Oficinas, exposições e observação do céu unem jovens e adultos no Mast

São várias atividades gratuitas para se conhecer a ciência e os progressos da tecnologia

(MAST) O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) oferece neste sábado, 24 de junho, uma série de atividades gratuitas voltadas para crianças, jovens e adultos. É uma oportunidade para o público se divertir e aprender com experiências que vão desde exposição tridimensional, até a realização de oficinas de astronomia e observação do céu através de telescópios.

Uma das atrações é a oficina Faça Você Mesmo, com o tema: Astrolábio náutico. Além de contar a história de um dos mais importantes instrumentos de navegação utilizados durante a expansão marítima européia, a oficina permite que os participantes construam experimentos lúdicos, a exemplo de relógios solares e latas fotográficas. Tudo o que for confeccionado pode ser levado para casa. Os visitantes também vão poder conhecer o Mast e a história dos grandes instrumentos que compõe o seu acervo. Com Visita Orientada, o público vai desbravar os 40mil m² do campus e aprender, com a ajuda de um mediador, um pouco sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil.

Também haverá a Observação do Sol, onde os visitantes podem analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. Além disso, será realizada a palestra “O Céu do Mês”, onde os participantes vão ter a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

E não é só isso. Além de todas as atividades deste sábado, os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar a exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que estreou este mês no Mast. Estão em exibição mais de 100 peças que revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

Os eventos são gratuitos e fazem parte da programação de sábado do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão. Para mais informações, acesse: http://www.mast.br

Programação
· Oficina Faça Você Mesmo: Astrolábio náutico - 16h
· Visita Orientada - 15h | 17h
· Observação do Sol - 15h às 17h
· Observação do Céu - 17h30 às 20h
· Exposição 3D: Imprimindo o Futuro - 14h às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente