6 de jun. de 2017

Programação da Semeia terá “Astronomia na Mata”, no dia 8 de junho


(Prefeitura de Campinas) A tradicional Caminhada Noturna na Mata de Santa Genebra, realizada pela Fundação José Pedro de Oliveira, terá nesta edição uma atividade diferente: a “Astronomia na Mata”. O evento faz parte da programação da Semeia (Semana Municipal de Meio Ambiente), que vai ser de 5 a 10 de junho, com diversas atividades.

Os interessados em conhecer a vida noturna da floresta podem se inscrever pelo site da Semeia (http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2017). As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

O passeio terá início às 18h. Os participantes seguirão pela Trilha Central até o Marco Zero da Mata, que fica no meio da floresta. O astrônomo do Observatório Municipal, Júlio Lobo, falará sobre os astros visíveis na lua cheia. Ou seja, a atividade será marcada por uma aula de astronomia dentro da floresta.

A previsão é de que por volta das 21h o grupo retorne para o auditório que fica na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.

“Esta é uma atividade imperdível. A Caminhada Noturna já é uma atividade super bacana, porque os participantes podem conhecer um pouquinho da vida noturna na Mata, mas essa terá um ponto a mais, que é a mini aula de astronomia com uma fera no assunto”, disse o biólogo da Fundação Cristiano Krepsky.

Semeia
A Semeia 2017 é uma realização da Prefeitura de Campinas, por meio da SVDS, que coordena os trabalhos com todas as secretarias municipais e órgãos da administração indireta com interface ambiental. A organização do evento conta com a parceria da Unicamp, Sanasa, PUC-Campinas, Etecap, Senac e Arie Mata de Santa Genebra.

As mais de 160 atividades serão desenvolvidas em espaços diversos como Parque Portugal, pátio do Senac, Aeroporto de Viracopos, Mata de Santa Genebra, unidades educacionais da rede municipal de ensino, Bosque dos Jequitibás, Lago do Café, PUC-Campinas, Unicamp e outros.

A maioria das atividades é aberta ao público, porém, em alguns casos, há necessidade de inscrição prévia devido ao limite do número de participantes.

A programação completa pode ser conferida no portal da Prefeitura de Campinas, no endereço http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2017.

Atividades na Mata
A Fundação José Pedro de Oliveira tem realizado uma série de atividades com o objetivo de aproximar a comunidade dos projetos desenvolvidos na Mata de Santa Genebra.

Além da Visita Monitorada, que acontece todos os meses, e a Caminhada Noturna, que é bimestral, também há o Construtores de Floresta (para estudantes da rede pública e privada), o Guia Colaborativo das aves da Arie Mata de Santa Genebra, o Fotografia da Natureza e o Ecoférias na Mata.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação, no http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ .
Programação
Caminhada Noturna – Astronomia na Mata (com Júlio Lobo)
Data: 8 de junho
Horário:
18h30 - Concentração no auditório da Fundação José Pedro de Oliveira.
18h45 - Recepção e apresentação sobre normas de segurança.
19h - Saída para a trilha (monitores acompanharão o grupo por todo o percurso).
21h – Término
Inscrições limitadas: http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente