22 de jun. de 2018

Angatuba/SP sediará o Encontro Paulista de Astronomia em 2018




No próximo dia 23, sábado, será realizado o 4º EPA – Encontro Paulista de Astronomia, no município de Angatuba/SP. O evento congregará clubes, instituições de ensino e astrônomos para a difusão da astronomia e do conhecimento científico, em um dia repleto de atividades voltadas à comunidade.

Realizado desde 2015, o EPA é um evento estadual itinerante, constituindo-se atualmente no maior evento de astronomia do Estado de São Paulo. A iniciativa tem histórico de passagem pelas cidades de Bebedouro e Itapetininga, alcançando a expressiva média de público de 3000 pessoas no ano de 2017.

Para 2018, a programação inclui planetário (ingresso: R$ 10,00), oficina de foguetes, observações, exposição de meteoritos, venda de artigos, dentre outras atrações. Os destaques ficam por conta das palestras, as quais irão abordar desde temas de relevância geral a conteúdos mais específicos, permitindo o aprofundamento científico por parte do público.

Em ordem cronológica, estão previstas as palestras "Telescópio James Webb: O Sucessor do Hubble" (Prof. Me. Paulo Leme/USP), "Poluição Luminosa" (Raone Reis/UFSCar), "Astrobiologia" (Prof. Dr. Douglas Galante/LNLS-CNPEM), "Modelos p/ colonização e exploração espacial" (Me. Gabriel Gonçalves/Inst. de Química-USP), "Introdução à Meteorítica" (Profa. Dra. Elizabeth Zucoloto/Museu Nacional-UFRJ), "Meteoritos Carbonáceos e Panspermia" (Prof. Dr. Nelson Falsarella/UNESP) e "Buracos Negros" (Prof. Dr. Roberto Boczko/IG-USP).

Desenvolvido pelo Grupo Eco Road com o apoio da BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), do Clube Centauri, do Clube de Astronomia de Nhandeara (ASTROCAN), da Escola Planeta, da ETEC Sales Gomes - Tatuí/SP e da Prefeitura Municipal de Angatuba, o evento é gratuito e aberto à população, dispensando credenciamento prévio para participar.

O 4º Encontro Paulista de Astronomia acontecerá no dia 23 de junho, das 13hs às 21hs, nas dependências da Escola Planeta, localizada na Rua Teodoro José Rodrigues, 678, Jardim Domingos Orsi - Angatuba/SP. Informações adicionais podem ser obtidas em sua página oficial do Facebook, através do seguinte link: https://www.facebook.com/encontropaulistadeastronomia/.


Serviço:
4ª Edição do Encontro Paulista de Astronomia
Data: 23 de junho (sábado)
Horário: 13hs às 21hs (previsão de encerramento)
Local: Escola Planeta
Endereço: Rua Teodoro José Rodrigues, 678, Jardim Domingos Orsi - Angatuba/SP - CEP 18240-000
Facebook: https://www.facebook.com/epaitapetininga/
Classificação etária: Livre
Grátis | Dispensa inscrição para participar

Sobre o EPA
O Encontro Paulista de Astronomia (EPA) é um evento estadual itinerante que ocorre anualmente desde 2015, idealizado pelos astrônomos amadores Marcelo Machado e Renato Poltronieri. Organizado a cada edição por um clube de astronomia do Estado de São Paulo, reúne astrônomos amadores e profissionais de todo o Brasil, com o intuito de perpetuar e incentivar a ciência, levando a Astronomia às cidades do interior do Estado de São Paulo. Em sua última edição, realizada em 2017, reuniu cerca de 3000 pessoas nas dependências do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Itapetininga, na cidade homônima, ficando sob a responsabilidade do Clube Centauri.

A Edição de 2018 do evento é uma iniciativa do Grupo Eco Road, desenvolvida com o apoio da BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), do Clube Centauri, do Clube de Astronomia de Nhandeara (ASTROCAN), da Escola Planeta, da ETEC Sales Gomes - Tatuí/SP e da Prefeitura de Angatuba para a sua realização. O evento conta ainda com uma extensa rede de patrocinadores, notadamente: Artefatos de Cimento São José, Atanásio Confecções, Churrascaria do Jairo, Cirineu Colheitadeira e Produção de Feno, Daniel Rodrigues Fotografia, HemerSom, Ke Milho, Ótica Nacional, Óticas Terceira Visão, Pousada da Vovó, RBR Pré Fabricados, Recanto da Cachaça, Viação Bastos e Yeap Comunicação Visual.

Sobre o Grupo Eco Road
O Grupo Eco Road é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e de caráter apartidário do município de Angatuba/SP, que no âmbito de suas ações visa propagar os ideais da preservação do meio ambiente e da promoção do desenvolvimento sustentável. Fundada em 2013 e estabelecida oficialmente em 2018, a entidade desenvolve continuamente iniciativas acadêmicas, educacionais, artísticas e socioambientais, tendo por principais atividades as limpezas do Rio Guareí; o Fórum Ambiental de Angatuba (evento realizado anualmente na Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho); o Eco Road Rock Fest (evento musical em celebração às ações realizadas pela ONG) e o Rock Pela APAE, que é um evento beneficente,

Contato: https://www.facebook.com/grupoecoroad/.




Sobre o Clube Centauri

O Clube Centauri é uma associação civil que visa fomentar a divulgação e o ensino de astronomia às escolas e ao público em geral, congregando astrônomos profissionais e amadores em seu quadro de membros. Fundada no ano de 2015 em Itapetininga/SP por Rodrigo Felipe Raffa, licenciando em Física pela UFSCar, a entidade desenvolve continuamente iniciativas na Região Metropolitana de Sorocaba, mantendo parceria oficial com a NASA (Agência Espacial Americana). Site: https://clubecentauri.com.br.


Informações a Imprensa:
Antonio Gabriel

Coordenador de Comunicação do Clube Centauri

(15) 99606-4734

antoniogabriel@diariodoverde.com




Rodrigo Raffa

Presidente do Clube Centauri

(15) 99795-3537

clubecentauri2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente