21 de jun. de 2018

Projeto voluntário de divulgação científica realiza eventos em Taubaté


(Diário de Taubaté e Região) A iniciativa de universitários da UNESP de Guaratinguetá em promover encontros mensais, aberto ao público, para apresentar temas ligados a Astronomia é um eventos gratuito, que vem acontecendo próximo à Santa Terezinha. Desde o janeiro de 2018, Taubaté conta com encontros mensais para discutir temas ligados a Astronomia.

Esta é a proposta de um grupo de alunos de Física e Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a UNESP). Nestes eventos, são apresentados temas definidos, além da proposta da iniciativa. Ao final, é reservado um momento para comentários do público sobre outros temas. Os encontros são gratuitos e abertos a todo o público, mas jovens em idade escolar são o principal foco.

Ideias para atuação na área de educação científica junto ao público em geral já era debatidas pelos alunos Giulia Valvano, Kaio Tavares e Eduardo Oliveira meses antes da iniciativa. Após participarem de um painel sobre educação em um workshop realizado pelo Space Generation Advisory Council (SGAC, uma rede de jovens estudantes e profissionais do setor espacial vinculada à Organização das Nações Unidas) nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, em São José dos Campos), escolheram um formato de evento e criaram um plano de atuação – agora eles buscam apoio para concretizar esse projeto.

Segundo os organizadores desses encontros, mais alunos estão participando do projeto, apoiado por professores, que já visam desenvolver atividades de educação científica em escolas. O primeiro apoiador do projeto foi o Shemá Cursos Preparatórios, que cedeu espaço e recursos para a realização dos primeiros encontros que vem acontecendo nas tardes de sábado no Shemá, na Rua Quintino Bocaiúva, 57, atrás da Praça Santa Teresinha – daí o título. E o logo do projeto que é inspirado pela referência da Praça também.

O título assemelha-se ao do projeto Astronomia no Sítio, que desenvolve atividades com alunos da EMIEF “Sgt. Everton Vendramel de Castro Chagas”, no bairro Sítio Santo Antônio. Sem fins lucrativos, o objetivo é incentivar a curiosidade científica no público e ressaltar a importância social da ciência, aproximando instituições acadêmicas e público geral. O grupo também acredita que seja importante apresentar carreiras científicas aos jovens – que poderão optar por elas e contribuir ativamente com o progresso da ciência e da tecnologia.

Após a consolidação do público destes encontros, o “Astronomia na Santa” pretende realizar palestras com especialistas convidados, reconhecimento do céu e observações astronômicas com instrumentos e visitas a observatórios, laboratórios, planetários, campi, eventos, etc. Com um público maior, será mais fácil atrair a atenção de instituições locais, como escolas, universidades e institutos de pesquisa, para a causa que defendem: a educação científica.

Os estudantes também usam plataformas de mídias sociais, para divulgar os encontros. No momento, não contam com site oficial, uma vez que ainda é algo pequeno, mas postam material a respeito dos eventos e dos assuntos apresentados em uma página no Facebook onde pedem que o público compartilhe as informações sobre os eventos: facebook.com/astronomianasanta. O endereço de e-mail oficial é astronomianasanta@gmail.com.

O próximo “Astronomia na Santa” acontecerá dia 23 de junho, sábado, às 16h30, na Rua Quintino Bocaiúva, 57, atrás da Praça Santa Teresinha. Com o título Introdução à Astronomia, serão abordados objetos de estudo e ferramentas de pesquisa, além da história da Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente