13 de mar. de 2009

Cacep oferece curso de astronomia para iniciantes

(Bem Paraná / Urânia) No Ano Internacional da Astronomia no Brasil, o Clube de Astronmomia do Colégio Estadual do Paraná (Cacep) promove até o diz 5 de dezembro um curso de astronomia aberto para a comunidade. O curso já teve início no último sábado, mas ainda há vagas disponíveis. O curso acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, até dezembro, e visa oferecer mais e maior conhecimento sobre os segredos do universo de uma maneira que o público em geral possa absorver. O próximo encontro acontece no dia 4 de abril.

O curso é gratuito, sempre das 20 às 21h30, e acontece no Planetário do Colégio Estadual do Paraná. Ao final do curso, os participantes receberão certificados. A carga horária total é de 15 horas/aula. A metodologia inclui sessões no Planetário, observações do céu a olho nu, com instrumentos, oficinas de construção de maquetes didáticas, além de palestras. Informações no site do Colégio Estadual, no link para o Planetário.

Curso — A próxima aula, marcada para o dia 4 de abril, terá como tema a astronomia de calçada. Os professores e astrônomos do Planetário e do Cacep instalarão telescópios na calçada, para observação. No dia 9 de maio, a abordagem recais sobre as constelações, com dicas das mais conhecidas.Em 6 de junho, o tema será escalas do sistema solar. No mês seguinte, em 4 de julho, tudo sobre trânsito e eclipses e suas diferenças. No dia 1º de agosto, técnicas de observação, onde o interessado vai aprender a observar o céu.

No dia 3 de outubro a aula será sobre a evolução estelar, mostrando uma relação das estrelas com a própria vida humana, com início, meio e fim, explica o astrônomo José Luiz Manoel Ungaretti da Silva. No dia 7 de novembro, o tema central será as galáxias. No encerramento, dia 5 de dezembro, o curso aborda o tema cosmologia, do grande estouro (o Big Bang) à energia escura.

Observação — Também para marcar o Ano Internacional da Astronomia no Brasil, o Observatório Astronômico e Planetário do CEP realiza em todos os sábados uma sessão no Planetário seguida de observação no Observatório (se o tempo permitir). Com início às 19 horas, os interessados passam pela sessão no Planetário de 30 minutos e depois seguem para o Observatório em Campo Magro. Antes, esse tipo de sessão acontecia apenas no primeiro sábado de cada mês.

Planetário — Já as sessões dominicais no Planetário do CEP reabrem as apresentações no dia 22 de março. A novidade neste ano é que a entrada a partir deste ano é gratuita. na primeira sessão do ano, os astrônomos irão falar sobre o céu de outono, que coincide com a data.

Ano da astronomia — O Ano Internacional da Astronomia no Brasil é uma data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em agosto, três mil astrônomos de todo mundo estarão no Rio de Janeiro em um congresso. Mas não é somente o Rio de Janeiro que receberá eventos neste ano. Estão programados pelo menos 200 encontros diferentes por todo o País.

Para o estudioso Luiz Nicolaci, do Observatório Nacional — órgão do governo federal que faz pesquisas na área — o momento é de estreitar parcerias com outros países e de fomentar a sistematização das pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente