25 de mar. de 2009

Do oriente ao ocidente, mais de 2100 cidades participam da Hora do Planeta no dia 28

(O Globo) No próximo sábado, dia 28 de março, o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, a Ópera de Sydney, o Merlion, a Golden Gate e vários outros ícones mundiais serão apagados, entre 20h30m e 21h30m. O objetivo? Chamar a atenção para o aquecimento global. A iniciativa, batizada de Hora do Planeta, é um ato simbólico proposto pela WWF Internacional desde 2007 no combate às mudanças climáticas e pela preservação do meio ambiente. No Brasil, mais de vinte cidades aderiram ao movimento, que já conta com 2140 cidades de 82 países. O Rio de Janeiro está nesta lista.

- O ato simbólico mundial de apelo contra o aquecimento global obteve respostas do oriente ao ocidente. Um número recorde de cidades e povoados de 82 países se comprometeram a apagar as luzes às 20h30m em 28 de março durante a Hora do Planeta 2009 - diz o diretor-executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley

Segundo ele, o apoio mundial à Hora do Planeta é um fenômeno.

- Em 2007, a Hora do Planeta foi realizada em uma única cidade, Sidney. No ano seguinte, o número de cidades alcançou o pico de 371. Faltando ainda uma semana para a Hora do Planeta 2009, já estamos muito além da metade do nosso objetivo de mil cidades - entre as quais está o Rio de Janeiro.

A adesão do Rio de Janeiro ocorreu em janeiro deste ano. Além do Cristo, outros importantes monumentos como o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, terão suas luzes apagadas.

- É a primeira vez que o Brasil participa da Hora do Planeta e os brasileiros têm se mostrado muito receptivos à iniciativa. Isso mostra o quanto o nosso povo está preocupado com o aquecimento global. As adesões ao movimento estão crescendo a cada dia e esperamos que outras cidades além do Rio de Janeiro também participem desse ato simbólico - disse Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

A campanha conta com as adesões do Ministério do Meio Ambiente, Ibama-RJ, Parque Nacional da Tijuca, Santuário Cristo Redentor, Instituto Bio Atlântica, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBEDS), da Associação dos Moradores Dona Marta, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e Jockey Club Brasileiro. Personalidades como os atores Camila Pitanga, Cynthia Howlett, Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini e Victor Fasano também anunciaram seu apoio ao movimento. Eles participam da campanha publicitária criada pela agência de publicidade DM9DDB, também parceira do WWF-Brasil.

- A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida - disse Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil.

Marcas globais anunciam apoio ao movimento

À medida que a campanha ganha impacto, algumas das marcas mais conhecidas do Brasil e do mundo lideram o apelo à ação por parte da comunidade empresarial.

- A comunidade empresarial tem uma grande capacidade e oportunidade para envolver seus funcionários, clientes e fornecedores na mobilização por um futuro sustentável para o nosso planeta - diz Hamú.

No Brasil, a operadora de telefonia móvel Vivo aderiu ao movimento e, além de apagar as luzes de suas sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, vai ajudar o WWF-Brasil a mobilizar pessoas com o envio de mensagens via SMS para seus clientes. Empresas-butiques de todo o mundo se envolveram de forma criativa. Foi o caso da Abercrombie & Kent, que atua na área de viagens de luxo - ela se encarregou de garantir a celebração da Hora do Planeta em algumas das partes mais remotas da África, inclusive em reservas de vida silvestre e no rio Nilo.

- Com o apoio das empresas, países e cidadãos em todo o mundo, a Hora do Planeta 2009 pode atingir 1 bilhão de pessoas que, ao desligarem as luzes na noite de 28 de março, estarão votando em prol de uma tomada de ação contra as mudanças climáticas - diz Ridley.

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