12 de dez. de 2011

Museu da Ciência com 30 mil visitantes

Instituição já fora diversas vezes premiada em cinco anos



















(Ciência Hoje - Portugal) O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) registou, este ano, 30 mil visitantes, número que tem vindo a aumentar desde a sua abertura há cinco anos, afirmou hoje o director da instituição.

Paulo Gama Mota disse que o museu - a comemorar hoje cinco anos, ao longo dos quais teve mais de 125 mil visitantes - “consolidou-se como um centro de difusão da ciência e de divulgação da cultura científica” a nível nacional.

“Procurámos tornar o museu num espaço activo e interactivo de contacto directo entre os cientistas e a sociedade e estamos convencidos de que conseguimos”, defende Paulo Gama Mota em nota de imprensa, acrescentando que a instituição “ambiciona chegar ainda a outros públicos e sectores que ainda não estejam tão despertos para as questões científicas”.
Ao longo destes cinco anos, o Museu da Ciência da UC recebeu vários prémios, nomeadamente o Prémio Micheletti, em 2008, que distingue o melhor e mais inovador museu em ciência, técnica e indústria. Já em 2010, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com a atribuição do prémio de “Melhor Serviço de Extensão Cultural” e “Melhor Aplicação e Gestão de Multimédia”, conjuntamente com a empresa Sistemas do Futuro.

Uma festa de comemoração assinalou hoje à tarde o quinto aniversário da instituição, dia em que também foi feita a assinatura da transferência de uma colecção de 90 objectos do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UC para o Museu da Ciência. Esta colecção inclui instrumentos científicos e acessórios, conjuntos de amostras e reagentes e, ainda, vários livros, cadernos e outros documentos manuscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente