Planetas extrassolares e energia escura vão ser debatidos durante o evento
No dia 28 de junho, às 19h30, o Planetário da Gávea receberá a palestra “De planetas extrassolares à energia escura: como o Sloan Digital Sky Survey está mudando a nossa visão sobre o universo”. Ela será ministrada pelo pesquisador Michael Wood-Vasey, professor da Universidade de Pittsburg (EUA) e porta-voz do Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III).
O evento, que é promovido pela Fundação Planetário, Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia – um consórcio envolvendo Observatório Nacional (ON), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), será aberto ao público, gratuito e apresentado em inglês com tradução simultânea.
O Sloan Digital Sky Survey, que está em sua terceira edição, foi um dos mais importantes mapeamentos feitos de uma determinada região do céu através de comprimentos de onda, a fim de coletar dados astronômicos que ajudam a estudar o Universo. O primeiro SDSS realizado mapeou mais de 8 mil graus quadrados de céu entre os anos 2000 e 2005. O SDS-III, iniciado em 2008, vai ate até 2014 e pretende analisar 1,5 milhão de galáxias para determinar as propriedades da energia escura, que vem sendo considerada responsável pela expansão acelerada do universo.
O projeto, que foi desenvolvido com a colaboração de diversos países, inclusive o Brasil, busca também conhecer a estrutura, a cinemática e a composição química das partes mais externas da Via Láctea e monitorar estrelas para detecção de planetas gigantes, além de realizar um amplo monitoramento do espaço celeste para buscar respostas para questões sobre o Universo. O evento será uma grande oportunidade para se conhecer mais sobre o estudo, o que já foi alcançado até aqui e o que se espera atingir.
O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Mais informações pelo telefone (21) 2274-0046 ou www.planetariodorio.com.br. Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/planetariodorio. Siga o Planetário no Twitter: twitter.com/planetariodorio.
----
Matéria similar no JC
----
Mais na Fundação Planetário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente