6 de jul. de 2012

Observatório do IAE Registra o Planeta Terra no Afélio


(IAE / Brazilian Space) O Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço recebeu cerca de 140 visitantes na noite de 3ª feira, dia 3 de julho.

Nesta semana, o planeta Terra encontrava-se no afélio. Afélio é o ponto da órbita em que um planeta menor está mais afastado do Sol. As órbitas de todos os planetas são sempre elípticas, tendo sempre um ponto mais afastado (afélio) e um ponto mais próximo (periélio). A distância entre a Terra e o Sol no afélio é de aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros. Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita. O planeta Terra passa no afélio no dia 5 de Julho deste ano, às 3 horas. No ano passado ele ocorreu no dia 4 de julho, as 15 horas.


Para receber este público tão expressivo, foram preparados três telescópios externos e ocorreram 2 apresentações: na primeira o astrônomo amador Elias Lobo utilizou uma projeção artística da constelação de escorpião e identificou as estrelas no céu; na segunda, o astrônomo amador Gilberto Jardineiro aproveitou a presença da lua cheia no céu e desvendou alguns de seus segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente