8 de abr. de 2013

Ciência às 19h mostra como funcionam o GPS e o pêndulo (SP)



(Agência Ciência Web) As medidas são tão fundamentais para nossa vida e tão presentes no nosso cotidiano que praticamente não percebemos o quanto as usamos todos os dias. O GPS, instrumento que nos ajuda na localização e é cada vez mais encontrado nos carros e até nos celulares, é um bom exemplo disso. Mas você sabe como funciona esse aparelho?

É isso que pretende mostrar o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Paulo Murilo Castro de Oliveira na próxima palestra do programa Ciência às 19h. O evento será realizado nesta terça, dia 9, às 19h, no Auditório prof. Sérgio Mascarenhas, na USP São Carlos.

Oliveira vai abordar o funcionamento dos relógios atômicos, um tipo de pêndulo de período muito curto que consegue medir o tempo com alta precisão. Cada satélite do sistema GPS carrega um sofisticado relógio atômico e todos eles estão sincronizados entre si. Mas os relógios dos aparelhos GPS não são atômicos, pois precisam ser sincronizado com os dos satélites, na hora da medição.

A palestra é gratuita e aberta ao público em geral. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3373 8075 e 3373 8689 ou pelo e-mail laf@ifsc.usp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente