(CidadeFoz) Fulldome, parece uma palavra simples, mas é ela que irá revolucionar as visitas no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a partir da quarta-feira (3). O Fulldome é um projetor em tela panorâmica de 180°, que proporcionará imagens curvadas para serem exibidas na tela, dando maior alcance e interação, nas sessões do planetário.
Agora os visitantes terão uma visão realista da paisagem. Os vídeos são reproduzidos em alta resolução e a antiga apresentação foi modificada para se adequar ao fulldome. Também é possível fazer a reprodução de outras imagens gravadas pelos próprios colaboradores do Polo Astronômico.
O coordenador Janer Vilaça conta que o Fulldome é um grande avanço para a região e até para o Polo, que tem apenas quatro anos de funcionamento e já está ganhando espaço com novas tecnologias. “Esse projetor é encontrado apenas em grandes centros do País. Estamos muito satisfeitos por que agora podemos dizer que temos autonomia para a produção de conteúdo”, destaca.
Além de inovador, a empresa que oferece o aparelho é brasileira, dando uma valorização aos produtos nacionais. “A parceria com a Sphaera Planetária gerou um maior custo benefício de aquisição. Utilizamos os recursos públicos para poder adquiri-lo, aplicando-o em prol do conhecimento”, revela.
Vilaça conta que com a produção dos conteúdos, o Polo Astronômico irá ganhar a característica da região: “Nós recebemos os vídeos prontos, porém todas as regiões são diferentes. Cada céu é diferente. Então agora iremos levantar a demanda, tanto dos turistas quanto dos professores e produziremos novas sessões, com a cara da cidade”.
Certificação internacional
Recentemente, o Polo Astronômico passou a integrar o grupo de pesquisa Minor Planets Center, da International Astronomical Union (IAU), considerado órgão máximo da astronomia mundial. Para ser incluso, além de obter uma estrutura adequada, é necessário que o espaço possua conhecimento suficiente para atender as demandas do Centro. A inclusão do Polo foi oficializada pelo código “X57”.
Em suma, esta certificação revela que o Polo possui conhecimentos e habilidades para rastrear asteroides, passando a compor a equipe de observadores desses corpos celestes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente