Integrante da Missão Apollo 16, em 1972, e um dos doze homens a pisar na lua, Charles Duke falou a cerca de 200 pessoas
(Portal Brasil) O astronauta Charles Duke, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Integrante da Missão Apollo 16, em 1972, e um dos doze homens a pisar na lua proferiu uma palestra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP). Duke falou a uma plateia de cerca de 200 pessoas composta em sua maioria por professores, estudantes e funcionários da instituição.
Em sua fala, o astronauta prendeu a atenção da plateia ao falar sobre a corrida espacial iniciada nos anos 60 do século passado, das questões técnicas relacionadas a uma missão lunar, das pessoas envolvidas nessa atividade e das sensações e impressões de se caminhar sobre a superfície lunar. Duke ainda exibiu imagens sobre a trajetória do foguete que levou a capsula Apollo e dos astronautas em seu interior. A Apollo 16 foi uma das missões que utilizou o jipe lunar e a primeira a colocar um pequeno satélite em órbita da lua.
Apesar de ter seguido carreira na Força Aérea, foi na Marinha que Duke deu os primeiros passos em direção ao espaço. Tornar-se astronauta, para ele, foi a consequência de uma série de eventos não planejados. “Fui dispensado da aviação da Marinha, onde estava inicialmente, porque tinha um problema de visão”, disse ele. A palestra foi realizada nesta quarta-feira (23), na sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Depois Duke foi acolhido pela Força Aérea, instituição que mais tarde o enviou ao Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), onde se graduou em engenharia. Em 1966 foi selecionado como astronauta integrando seis anos depois a Missão Apollo 16, que foi a quinta missão tripulada a pousar na lua e a décima do Programa Apollo.
----
Matéria similar no Brazilian Space
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente